O WhatsApp é um aplicativo de mensagens usado por pessoas do mundo todo, de modo que já vem sendo incorporado pelas empresas para facilitar a comunicação com o cliente e aumentar as vendas.

O mensageiro foi criado em 2009 por Brian Acton e Jan Koum que, posteriormente, venderam o aplicativo por bilhões de dólares para o Facebook.

Países da Europa, além dos Estados Unidos, Brasil e Índia estão entre as nações que mais usam o WhatsApp.

A ideia era lançar uma alternativa às mensagens SMS que usávamos antigamente, mas a estratégia deu tão certo que, hoje em dia, a troca de SMS se tornou bastante rara.

Logo, o WhatsApp possibilitou uma comunicação mais fácil, rápida e sem fronteiras entre os usuários. Ele é totalmente gratuito e também possui a versão para empresas, mais conhecido como WhatsApp Business.

Exatamente por esse motivo, o aplicativo começou a ser usado pelas marcas para se comunicar com seus consumidores, e tem se mostrado um excelente canal.
Levando essa nova realidade em conta, neste artigo, vamos falar sobre o que é o WhatsApp, por que vender por essa plataforma, além das vantagens dessa prática. Acompanhe a leitura!

 

O que é WhatsApp?

 

O WhatsApp é um aplicativo de troca de mensagens, áudios e chamadas de vídeo e áudio pela internet, pertencente ao grupo Facebook e disponível para os sistemas Android e iOS.

Mais de 1,5 bilhões de pessoas têm o aplicativo instalado em seus mobiles em mais de 180 países. Ele é usado para a comunicação entre pessoas, empresas, instituições e qualquer um que possua acesso à internet.

Uma pessoa pode, por exemplo, tirar dúvidas sobre adição de categoria cnh vencida com uma auto escola através do aplicativo, sem precisar se locomover até a autoescola ou fazer uma ligação.

Pelo fato de poderem usar o aplicativo para se comunicar com clientes e leads (potenciais clientes), as empresas começaram a enxergar nessa plataforma uma oportunidade de aumentar suas vendas.

 

Por que vender pelo WhatsApp?

 

O grande número de usuários do aplicativo é uma das razões que mais chamam a atenção das empresas: são bilhões ao redor do globo, o que possibilita vendas até para o exterior.

Ele automatiza as vendas e o atendimento, além de permitir uma relação mais próxima com a audiência. No entanto, apesar de trazer muitas facilidades, alguns empreendedores não conseguem usar essa ferramenta para as vendas.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para que seja possível efetivar as vendas do seu negócio pelo aplicativo, e dentre elas, podemos citar:

 

1. Usar WhatsApp Business

 

É importante usar esta versão do aplicativo, uma vez que ela é dedicada às empresas, como uma autoescola de aulas particulares de direção para habilitados.

Nessa perfil, o usuário terá acesso a diversas funcionalidades que aumentam as vendas, como adicionar um catálogo, dias e horário de funcionamento, e-mail ou link do website para contato, além de poder observar algumas métricas.

Tais dados são importantes para melhorar os canais de comunicação usados pelo negócio, e com eles, é possível identificar as estratégias que deram certo no WhatsApp Business.

Algumas das informações que ele oferece são quantidade de mensagens enviadas, mensagens entregues e mensagens lidas.

Também é possível enviar mensagens automaticamente e organizar os contatos de acordo com a jornada de compra de cada um. Esse processo é feito com as etiquetas em grupos como:

  • Novos clientes;
  • Pedidos;
  • Entregas;
  • Pagamentos recebidos.

Isso ajuda a organizar o negócio e oferecer aos clientes o melhor atendimento. Por exemplo, uma auto escola com carros adaptados pode organizar os contatos que ainda não realizaram as aulas práticas ou que precisam fazer a prova teórica.

 

2. Usar a função catálogo

 

A função catálogo do WhatsApp Business foi disponibilizada no Brasil em 2019, e permite que os clientes vejam os produtos disponíveis e o valor de cada um.

Essa aplicação dinamiza o processo de vendas e o torna muito mais rápido. Para ativá-lo, basta clicar na opção “catálogo”, fazer o upload da imagem dos produtos e adicionar outros dados, como:

  • Nome;
  • Preço;
  • Descrição;
  • Link para o site;
  • Código do produto.

Inclusive, o catálogo torna-se especialmente vantajoso para os pequenos negócios que ainda não possuem site próprio para fazer as vendas.

 

3. Investir em tempo de atendimento

 

É importante dar atenção a essa ferramenta como mais um canal de atendimento que a empresa pode oferecer aos seus clientes.

Um negócio que faça retoque pintura automotiva, por exemplo, deve disponibilizar uma pessoa para cuidar exclusivamente do atendimento via WhatsApp.

Essa ação é fundamental, uma vez que as pessoas que buscam atendimento via WhatsApp desejam respostas rápidas, justamente por ele ser um meio de comunicação mais rápido.

 

4. Entender o estágio do cliente

 

Trabalhar com esse aplicativo tem uma teoria muito parecida com a do funil de vendas, usado por qualquer negócio, como as fabricantes de agenda personalizada com logo.

Ou seja, a mensagem que você enviou para um cliente que mantém contato faz tempo, não pode ser enviada para um contato que acabou de conhecer a marca.

Para evitar essas situações, é importante criar um cronograma de mensagens, separando o que será enviado para cada grupo de clientes, como os mais recentes e os antigos.

 

5. Automatização de mensagens

 

É preciso ter agilidade no uso do aplicativo, uma vez que a empresa terá vários contatos para compartilhar uma informação.

Por isso, pode ser difícil personalizar as mensagens sem uma maneira de automatizar esse processo. A lista de transmissão é uma ferramenta que envia uma única mensagem para todos os contatos ao mesmo tempo.

Basta acrescentar os números e enviar a mensagem como se fosse em um grupo, e cada um deles vai recebê-la como se ela tivesse sido enviada individualmente, ou seja, de maneira personalizada.

 

6. Investir em marketing de conteúdo

 

Mais do que divulgar produtos e serviços, a marca também pode usar o WhatsApp para divulgar conteúdos. Essa é uma estratégia muito boa para atrair e engajar clientes, além de promover a autoridade da marca.

Os conteúdos enviados pelo aplicativo podem levar muitas informações, como dicas para conservar um determinado produto, fotos, imagens e vídeos com informações diversas, entre outros.

 

7. Divulgar o contato

 

Por fim, é fundamental para vender pelo WhatsApp que outras pessoas conheçam o seu número, não apenas os seus clientes.

Para angariar mais contato, a empresa pode oferecer uma recompensa para quem oferecer seu número, como um e-book, cupons de desconto, etc.

Seja qual for o brinde oferecido, é essencial ter uma landing page no site da sua empresa, afinal, a famosa “página de aterrissagem” é feita exclusivamente para facilitar ações como essa.

 

Vantagens e resultados esperados

 

Existem muitos benefícios para uma fabricante de calendário com espaço para escrever ou qualquer outra empresa que decida vender pelo WhatsApp. Tais vantagens se transformam em excelentes resultados.

Exemplo disso é a alta taxa de abertura das mensagens, que, ao contrário do e-mail, garante que praticamente 100% dos contatos visualizarão o que você mandou.

Com o WhatsApp a empresa também divulga mais e melhor a sua marca, pois estamos falando de um aplicativo usado por grande parte dos brasileiros que certamente possuem um celular.

O funil de vendas também é beneficiado e tem seus resultados aumentados. Isso porque, ao usar o WhatsApp, uma fabricante de flyers academia, por exemplo, consegue enviar conteúdos e mensagens de acordo com a etapa em que o cliente se encontra.

Da mesma forma, atrair clientes fica mais fácil, uma vez que as pessoas preferem uma comunicação mais rápida. Se elas podem falar com a empresa pelo aplicativo, sem precisar ligar ou mandar e-mails, com certeza irão preferir usufruir do mensageiro.

Ou seja, as empresas que não oferecem essa facilidade acabam perdendo espaço para os seus concorrentes, simplesmente porque eles usam uma ferramenta de comunicação disponível para todos.

Se a comunicação melhora, as vendas também. Portanto, se o cliente busca uma informação e pode tomar uma decisão e comprar naquele momento, por que ele esperaria?

É muito mais prático para ele decidir pelo WhatsApp do que entrar no site e consultar ou comparecer presencialmente na loja.

Basta esse consumidor analisar a lista de produtos no catálogo, como falamos no tópico anterior, escolher o que deseja, fazer o pedido e realizar o pagamento. Simples, rápido e prático, tanto para ele, quanto para o estabelecimento.

Essa facilidade não inclui apenas produtos, mas também serviços. Pelo WhatsApp Business, o cliente poderá solicitar um orçamento de conserto apple watch, fechar negócio e passar no estabelecimento apenas para deixar o aparelho.

 

 

Conclusão

 

A comunicação é base de tudo, principalmente das vendas e, por isso, tudo o que facilita a comunicação deve estar envolvida nos processos de venda. O WhatsApp é um desses facilitadores, tanto que ele está presente em nosso dia a dia.

Não precisamos mais esperar para falar com quem precisamos, bastando enviar uma mensagem pelo aplicativo. Logo, se os clientes prezam por essa facilidade, as empresas também precisam fazer isso.

Além de prestar um atendimento de qualidade, vão conseguir aumentar as suas vendas e lucros, sem precisar fazer altos investimentos.

 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.