A transformação digital é o processo que muitas empresas passam quando decidem aplicar a tecnologia como um apoiador para melhoria de desempenho, ampliando o alcance e otimizando os resultados.

Por exemplo, hoje em dia, uma empresa de controle de bens patrimoniais precisa estar na internet, oferecendo soluções digitais que facilitem a vida de seus clientes, enquanto permitem uma maior interação com o público para conquistar novos consumidores.

Esse tipo de transformação acaba afetando a empresa como um todo, tanto internamente quanto externamente, principalmente quando a marca utiliza os conceitos tecnológicos para melhorar a experiência dos clientes também.

Além disso, a transformação digital tem o objetivo de aprimorar todos os processos de sua empresa. É um erro acreditar que somente sua área de TI deve ser atualizada, uma vez que todos os setores se beneficiam com os novos recursos.

A ideia da transformação digital é, basicamente, a de uma reestruturação de processos, onde as empresas começam a tomar para si a cultura digital. Inclusive, realizar esta transformação significa conseguir colocar a tecnologia em evidência.

Entretanto ,as mudanças exigidas para se adequar a essa nova etapa, normalmente, acabam sendo mais drásticas, muitas vezes com um custo de investimento maior do que o normal. Porém, não é impossível começar.

Um bom começo, é apostar na automação industrial empresas, que tem sido aprimorada para facilitar e agilizar o trabalho mecânico. Então, independentemente do tamanho da sua empresa, é possível colocar a tecnologia em prática aos poucos.

Caso você ainda não tenha aprovado 100% a ideia de uma transformação digital em sua empresa, continue na leitura e entenda melhor do que se trata e quais as vantagens que este serviço proporciona.

 

Entenda por qual motivo você deve investir

 

A internet faz parte da vida das pessoas de forma integral. Hoje em dia, é raro ver alguém que não esteja conectado, afinal, tudo se resolve com apenas um clique.

Esse tipo de mudança acaba gerando nas pessoas um novo comportamento, principalmente ligado ao consumo. A tecnologia é parte de nosso dia a dia, então não utilizá-la corretamente pode ter resultados negativos a longo prazo.

Pensando nisso, a transformação digital surge como uma ferramenta de apoio para que empresas consigam compreender seu lugar neste novo mundo, identificando quais etapas de seu serviço podem migrar para o mundo digital.

Pensando nisso, possuir um projeto data center em sua empresa, bem como outras frentes tecnológicas é de extrema importância, podendo gerar excelentes possibilidades de criação, principalmente quando aliados a outros recursos tecnológicos.

Com isso, vemos lojas físicas se transformando em e-commerces, serviços já tradicionais ganhando suas contrapartes dentro de aplicativos de smartphone para diversas demandas, desde o transporte público até mesmo delivery de comida.

A cada pesquisa feita por um usuário em um mecanismo de busca, nós estamos gerando dados que podem ser úteis no mercado digital. A informação está sendo produzida e compartilhada constantemente, de forma rápida e eficaz.

Por isso, é fundamental que as empresas compreendam a necessidade de passar pela transformação digital para sobreviver neste novo mundo, uma vez que estar na internet já não é mais uma escolha, é uma necessidade.

 

Melhorar a experiência de seus clientes

 

Um dos principais diferenciais na transformação digital é a capacidade de melhorar como um todo a experiência que seus clientes terão.

Isso porque as ferramentas virtuais permitem uma análise e segmentação muito melhor do público, gerando abordagens personalizadas, que têm um potencial muito maior de conversão, além de serem bem satisfatórias do ponto de vista do cliente.

O contato através da internet também acaba sendo muito mais próximo e direto, permitindo que você receba feedbacks de cada etapa que seu cliente passar diretamente por e-mail ou em suas redes sociais, onde é possível criar relacionamentos mais interessantes.

Tendo como base a citação anterior, imagine que você vendeu um notebook para escritório de forma online, será por meio de suas redes virtuais que o consumidor deixará uma avaliação, um feedback e, até mesmo, uma nota.

 

Otimização de processos

 

Quanto mais a tecnologia evolui, mais soluções são apresentadas para melhorar os processos da empresa. Hoje em dia, trabalhos manuais e repetitivos podem ser deixados para as inteligências artificiais, que têm muito mais agilidade para terminar a ação.

Com isso, sua equipe pode se focar em etapas realmente importantes do processo, aproveitando as ferramentas digitais para deixar o trabalho mais direto e dinâmico.

As experiências de videoconferência e grupos de trabalho digitais, onde é possível compartilhar arquivos e experiências, acaba eliminando a necessidade de constantes reuniões, o que melhora o tempo com o qual o trabalho é feito.

Aos poucos, você consegue preencher o seu gaveteiro com chave apenas com as informações primordiais da empresa, colocando os outros arquivos nos seus sistemas virtuais. Assim, você ganha espaço interno na sua empresa.

Quanto mais você incentivar sua equipe a estar adaptada às mudanças apresentadas na transformação digital, maiores serão as chances de conquistar novos espaços e ganhar mais tempo na estruturação do trabalho.

 

Como fazer a transformação digital em sua empresa?

 

Agora que você já sabe o básico sobre a transformação digital, deve estar pensando em quais atitudes tomar para iniciar o trabalho em sua empresa.

Embora pareça simples, existem diversos detalhes importantes na construção de uma nova forma de trabalhar. Sendo que os principais são:

 

1 – Planejamento

 

O primeiro ponto a ser levado em conta é o planejamento. A transformação digital não é simplesmente comprar softwares e hardwares e colocar em seu escritório.

Trata-se da mudança de cultura e de pensamento de todos os envolvidos na empresa, e esse tipo de ação precisa ser planejada com cuidado para conquistar os resultados corretos.

Cada ponto deve ser levado em conta no planejamento, como se todos eles estivessem separados em uma pasta personalizada com orelha, para que você possa compreender cada detalhe das operações.

Planejar-se para aplicar as novas técnicas e ferramentas permite que você defina os objetivos da mudança. Não basta simplesmente querer migrar para o universo digital, é preciso se preocupar com todos os detalhes da transição.

Aqui, é interessante pensar em quanto do seu orçamento você pode despender para criar treinamentos para a equipe. Além dos equipamentos, seu time deve estar com a mente preparada para este tipo de mudança, do contrário todo o trabalho acaba não sendo válido.

 

2 – Infraestrutura

 

A infraestrutura de sua empresa também é diretamente impactada por esse tipo de transformação.

O investimento mais pesado acabará sendo aqui, com a aquisição de novos computadores e aparelhos necessários para a migração, além de softwares que permitirão a execução do trabalho.

Até mesmo a parte física de sua empresa, como a entrega de documentos, pode ser repensada e modulada para se adequar ao novo conceito digital.

Pensando em todos esses detalhes, procure ajuda através de uma consultoria ou em sua equipe de TI. Esse tipo de ação e ajuda profissional é fundamental para você conseguir fazer a migração.

 

3 – Gestão

 

O começo da transformação não é através do investimento em recursos e equipamentos. A mudança deve partir do pensamento de sua equipe de gestão. É preciso que toda a área administrativa da empresa compreenda o quão importante é este momento.

Para isso, é preciso conhecer profundamente as possibilidades da transformação digital, e entender que não são ações isoladas, como:

  • Ações em redes sociais;
  • Ter um blog profissional;
  • Investir em marketing digital;
  • Opções de venda pela internet.

Todas estas ações fazem parte do todo que é a transformação digital, e ela tem possibilidades muito maiores do que se imagina. Com a consciência preparada para esse tipo de mudança, sua equipe de gestão estará pronta para passar o conhecimento.

Ainda que alguns serviços obrigatoriamente sejam físicos, como é o caso de um serviço de motoboy, a maioria das empresas já consegue se identificar no mundo digital, mesmo que nos pequenos detalhes.

Logo, todos os membros de seu time compreenderão a importância desse tipo de trabalho e conseguirão identificar quais pontos de evolução são primordiais para a manutenção da empresa.

Assim, a migração acaba se tornando mais fácil, e permite que a empresa encaminhe para uma melhor relação com os clientes, aprimorando ainda mais a experiência digital que o consumidor terá com a marca.

 

4 – Não maquie a transformação

 

A veracidade da transformação digital depende do conhecimento, entendimento e investimento que você está se propondo a fazer.

Muitas empresas preferem optar por criar um site bonito, redes sociais em todas as plataformas mais famosas, mas esquecem de manter em foco o principal elemento da mudança: o cliente.

Ir para o mundo digital não significa somente ter um conteúdo atraente, mas sim explorar todo o potencial que as redes proporcionam para uma experiência mais completa do cliente junto à marca.

 

Considerações finais

 

Fazer parte do mundo tecnológico não é fácil, principalmente para quem já está acostumado com as ações mais simples. Porém, hoje em dia, isso passou a ser uma necessidade para as empresas que querem continuar firmes no mercado.

 

Por isso, a transformação digital vem para mudar muito além da infraestrutura das marcas, alcançando também parte da missão, da visão e dos valores da empresa. Não espere os seus concorrentes saírem na frente, comece agora a sua adaptação.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.