Ainda existem dúvidas relacionadas à diferença entre site e aplicativos, e como cada um deles podem ajudar o ramo comercial.

No entanto, ainda que sejam constantes, a nossa intenção aqui é desfazer as suas dúvidas em relação a isso de uma vez por todas.

Por isso, neste artigo, mostraremos a você o que é site e aplicativo, quais são as principais diferenças entre eles e como usá-los.

 

Entenda mais sobre sites  

 

Site é uma coleção de páginas na web, estas são organizadas e localizadas em um servidor.

Um web site é um espaço de diversidades, ou seja, pode conter muitos conteúdos sejam eles por meio de texto ou mídia.

Atualmente, o site é uma ferramenta imprescindível para qualquer empresa que queira crescer e ganhar autoridade no seu setor. 

Sabe-se que na língua inglesa o que chamamos aqui apenas de site, nela é chamado de website. Portanto, para compreender o que significa site, vamos dividir as palavras web e site.

Web (world wide web) é o nome da rede mundial de computadores, já o site significa um ponto, um lugar. Logo, site é um local na rede.

Para encontrar esse site na rede é necessário saber o seu domínio, que nada mais é do que o nome, por exemplo, você tem uma empresa de automação máquinas industriais de nome “AMI22”. Sendo assim, o site da sua empresa terá o domínio “AMI22”. 

 

Formatos de sites 

 

No entanto, não existe só um tipo de site, eles são muitos e cada um possui sua especificidade.

Cada modelo busca se adequar ao que você precisa, abaixo segue alguns exemplos mais detalhados.

 

Site responsivo

É o site que se adapta a um mobile ou tablet, organizando as informações de maneira mais adequada em cada tela. 

Muitos acreditam que por todos os sites serem possíveis de se acessar por meio do celular são responsivos.

No entanto, isso não é verdade, haja vista que ainda que o site apareça no celular, a interação do usuário não é tão satisfatória, diferentemente se fosse configurado de maneira responsiva.

 

Site Mobile

O site mobile é feito para empresas que não possuem sites responsivos, logo, necessitam de uma estratégia de site para celulares.

Nesse sentido, quem opta por adotar o site mobile, terá dois layouts, um para o site no computador e outro para o celular.

 

Tipos de site

 

O site é uma forma utilizada para vendas, auto expressão, negócios ou muitas outras finalidades, que se encaixam nos seguintes tipos:

  • Blog;
  • Site institucional;
  • Loja virtual ou e-commerce;
  • Site on-page;
  • EAD.

A seguir falaremos um pouco mais sobre as propriedades de cada um, começando pelo blog que é um site dinâmico, que serve para qualquer nicho, desde viagens até marketing digital.

O site institucional é como um cartão de visitas online, podendo gerar ou não um novo cliente para sua empresa de chave codificada.

A loja virtual ou e-commerce são sites em que é possível vender 24 horas por dia os produtos que desejar.

O site on-page é um tipo de site muito utilizado por pequenos negócios que querem enfatizar um produto. É composto de uma página inteira e é dividido em seções de produtos. 

Por fim, o EAD (Ensino A Distância) é um site composto por recursos audiovisuais, espaço para professores e alunos, com ferramentas didáticas para possibilitar o aprendizado.

Apesar de ser uma ferramenta com possibilidade diversa, o site possui a mesma base, ou seja, é um local na web com um domínio. 

Caso esteja se perguntando o porquê de você precisar ter um site em sua empresa, iremos te explicar os motivos mais relevantes, abaixo.

 

Por que investir em um site?

 

Diversos são os motivos para investir em um site para a sua empresa, sendo os mais relevantes:

 

Maior chance do cliente achar a sua empresa

Seja para tirar dúvidas ou até mesmo encontrar um número comercial, você, provavelmente, já deve ter pesquisado na internet.

Suponhamos que o cliente procure curso de automação industrial completo no Google.

É nesse momento que a sua empresa aparece, pois, se ela tiver bem ranqueada no buscador, pode ser uma das primeiras a aparecer ao possível cliente.

Quando isso ocorre, para o cliente a sua empresa é confiável e possui credibilidade no negócio, e isso será um fator relevante para a escolha do seu produto ou serviço.

Além disso, é por meio do site que será possível conhecer quais são os valores, missões e seus outros produtos.

 

Custo diminuído para encontrar clientes 

Se o seu site recebe cerca de 5 visitas por dia, em um prazo de 30 dias, o contato com 150 clientes terá se estabelecido, sem ter que gastar a mesma quantia para que os clientes visitassem a sua loja física.

Se você vende ferramentaria de corte dobra e repuxo, por ser um nicho muito específico, será até melhor para o cliente do que ele ir até à loja física, pois no site ele conseguirá ver todas as ferramentas necessárias e escolher por conta própria. 

 

Vendas em grande escala podem aumentar 

Com uma loja online, a sua empresa não precisa se limitar apenas ao mercado físico.

Nesse sentido, considerando que as lojas online podem vender 24 horas por dia, a sua empresa pode faturar muito mais tendo a loja online além da física, principalmente, por poder vender para o país todo.

Esse é um dos principais motivos que as empresas investem também em recursos online, outro motivo é não precisar encher um armário arquivo para escritório com papéis relacionados às vendas, tudo fica online. 

 

Junção com as redes sociais

As redes sociais são apenas a vitrine do seu negócio, para que a venda ocorra é necessário que você tenha um espaço para que ela aconteça.

Esse espaço tem que ter possibilidades de desconto, vista de outros produtos e também maior parcelamento. 

O site possui o mesmo papel que uma loja física, o de mostrar o produto e fechar a compra.

 

Opção de mensurar dados 

Para que você veja se a sua empresa está indo bem, é necessário fazer a mensuração de dados, estes que são escolhidos por você quando inaugura o site.

É por meio dos KPI ou indicadores chave de desempenho, que a sua equipe de marketing conseguirá ver se o seu produto está tendo uma aceitação alta ou até mesmo se o seu site tem recebido a quantidade de visitas desejadas. 

Entretanto, ainda assim existem pessoas que precisam de um tipo de ferramenta que seja mais acessível, quer dizer, na mão dos clientes.

Os aplicativos são uma ótima ferramenta para empresas que além dos sites também querem que o cliente não tenha o trabalho de ter que entrar e procurar o produto no google. 

 

Entenda mais sobre os aplicativos

 

Aplicativos são softwares que necessitam de instalação no celular, e funcionam diretamente no sistema operacional dele. 

Diferentemente do site em que você tem que acessar a web e colocar o domínio desejado. 

Geralmente, as performances dos aplicativos são mais altas, justamente por utilizarem o sistema operacional do celular, não demandando, muitas vezes, de internet. 

 

Por que escolher um aplicativo para a empresa?

 

Por conta da preferência das empresas em usar os aplicativos, vamos listar algumas dicas do porquê investir nessa tecnologia.

 

Fidelizar clientes 

Imagine que você possui uma empresa que oferece entrega de encomendas com motoboy, e que a partir do seu aplicativo, o seu cliente pode fazer todo o processo de escolha e além de tudo acompanhar se o motoboy está chegando ao destino.

Isso é maravilhoso e pode trazer mais clientes para você. Se empresas fecharem pacotes podem receber cupons de desconto ou uma entrega grátis.

Enfim, são diversas as possibilidades para fidelização do cliente. 

 

Reconhecimento da marca 

A partir do momento que você oferece um serviço único, a possibilidade do seu produto ficar na mente dos seus clientes é imensa.

Suponhamos que você oferece limpeza ar condicionado em carro e possui um aplicativo para que o cliente veja onde a sua empresa se encontra ou até a sua filial, além de ver a agenda e marcar o melhor horário para ir. 

Nesse sentido, sempre que pensarem em ar condicionado, lembrarão do seu app que facilita a vida do cliente, trazendo autoridade e reconhecimento à marca.

 

Vantagem competitiva

Sua vantagem ao criar um App será muito maior, haja vista que o seu relacionamento com o cliente será de maior proximidade, podendo, portanto, ter maiores vantagens,

Se você possui  uma empresa de avaliação patrimonial a valor de mercado, pode ter um aplicativo que agende sua visita para a avaliação, diferenciando-se do concorrente que pede para que o cliente ligue, espere e agenda com um assistente. 

 

Considerações finais

 

Tanto o site quanto o aplicativo são ótimas ferramentas para o seu negócio, tudo depende de qual objetivo é de interesse da sua empresa.

Nesse sentido, avaliar qual será mais viável, é de extrema importância, haja vista que é o que determinará o seu contato com o cliente. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.