Qual a diferença entre site institucional, blog e e-commerce?

É muito importante que você saiba a diferença entre os tipos de site: institucional, blog e e-commerce, para identificar qual melhor se encaixa no seu cenário. Então vamos lá!

Site institucional

O QUE É

O site institucional é o cartão de visitas da sua empresa, é a melhor forma de apresentá-la para o mundo! Ele é composto, basicamente, por páginas de Quem Somos, Serviços e/ou Produtos, Contato, Endereço, Equipe, Trabalhe conosco, Chat online, Depoimento de clientes e etc.

 

EXEMPLO PRÁTICO

Você tem um Restaurante. No site institucional você pode expor seu cardápio, promoções, atrações musicais, link do WhatsApp ou chat online para reservas, endereço, como chegar, avaliações dos clientes e etc.

DESAFIOS

É importante que o site institucional sempre esteja atualizado, com fotos atuais, informações corretas e textos novos. Isso é ótimo tanto para o seu cliente quanto para o Google.  


Blog

O QUE É

O blog é um página poderosíssima de divulgação e marketing. Ele é usado para expor conteúdos como dicas, artigos, compartilhamento de experiência, reflexão, notícias, assuntos atuais, e-books, vídeos e entre outros. Nós orientamos todos os nossos clientes a incorporar um blog no site, mesmo sendo institucional ou e-commerce, pois ele é uma das maiores fontes de atração do seu cliente. Quanto mais publicações você fizer, maiores serão suas chances de ser encontrado.

EXEMPLO PRÁTICO

Você é psicólogo. O ideal é ter um site institucional para contar um pouco da sua formação, das suas consultas, horários de atendimento, endereço e etc. E o blog para atrair mais clientes. Você pode explorar todos os assuntos, por exemplo: O que é autoconhecimento, qual o trabalho de um psicólogo, vale investir em um psicólogo e diversos outros assuntos que as pessoas buscam no Google. Então, se a pessoa busca por um assunto e você tem uma publicação sobre ele: bingo! Ela vai te encontrar e conhecer quem é você e seus serviços.

DESAFIOS

Manter um blog requer tempo e criatividade, você precisa postar pelo menos um conteúdo novo por semana. Ter um blog e não alimentá-lo é inviável, pois o Google entenderá que o seu blog não tem atualizações e com isso, irá decair seu posicionamento.   

E-commerce

O QUE É

O site de comércio eletrônico é o local para vender seus produtos para o mundo todo! Funciona como a loja física, você tem um espaço para vender, seu cliente visita a loja e compra. Mas isso tudo de forma online. Ele é ideal tanto para quem tem loja física, quanto para quem quer vender apenas pela internet.

EXEMPLO PRÁTICO

Você quer vender roupas online. Você cria o site, cadastra seus produtos (tamanho, valor, cor e etc) e pronto! Quando o cliente pesquisa por exemplo “Vestido curto preto” o seu site aparecerá como sugestão.

DESAFIOS

Manter seu estoque organizado, verificar diariamente seus pedidos e enviar a transportadora, responder as dúvidas, ter constante atualização dos produtos e saber escolher uma boa operadora de pagamento.  


Conclusão

Fazer um site não significa contratar uma empresa e colocar uma página na internet. Querer bastante conhecimento tanto seu quanto da empresa. Sobre o mercado, o melhor meio, as funcionalidades, forma de atrair o cliente, formas de colocar seu site bem posicionado no Google e muitas outras variações. É um trabalho constante, que feito de forma certa, o aumento das vendas é garantido!