A praça de distribuição é onde seu negócio será operacionalizado, seja ele qual for. Para que sua corporação tenha sucesso profissional, é preciso se atentar a alguns detalhes muito importantes, dentre eles, o conceito da praça.

Uma boa localização e estrutura adequada para o recebimento e distribuição do produto são a chave para conseguir encontrar os clientes certos para seu empreendimento.

Isso deve ser determinado pelo tipo de negócio que você deseja fazer, como vender coroa de flores de luxo, por exemplo.

Além disso, é muito importante ter uma boa relação com os fornecedores, para garantir que o processo seja otimizado e suas praças de distribuição nunca ficarão sem produtos, evitando assim que o esgotamento leve clientes para outros ambientes.

A Praça faz parte do conceito conhecido como marketing mix ou os 4P do marketing, que são:

  • Produto;
  • Preço;
  • Praça;
  • Promoção.

Esse conceito utiliza todo o processo de compra e venda como uma estrutura para facilitar a compreensão do trabalho da empresa, simplificando assim para a área de marketing entender que ações tomar para otimizar as vendas.

A praça, no caso, é o local onde o consumidor efetivamente terá acesso ao produto, por isso é importante que a oferta seja constante e sempre presente para conseguir aumentar consideravelmente a quantidade e qualidade das transações.

Quando um consumidor chega ao ponto de venda e não encontra um produto que desejava, é muito comum que se sinta frustrado, não compreendendo os motivos que levaram a falta.

Ter disponibilidade para atender um aluno de aula de guitarra avançado impede que ele procure outro professor ou escola.

Isso gera insatisfação, e normalmente os consumidores acabam procurando recursos de concorrentes ou a desistência do processo de compra. Qualquer uma das ações acaba sendo bastante prejudicial para sua empresa.

Por isso, ter um bom relacionamento com suas praças de distribuição é fundamental. 

Depois que os produtos como um desengraxante são produzidos, eles precisam percorrer todo o caminho logístico até o cliente, passando por muitos elos intermediários.

Esses elos incluem os intermediários da venda, que estimulam os pontos de venda a consumir seu produto, no papel de revendedores, além de todo o processo de transporte e armazenamento, que são fundamentais para garantir que o produto chegue ao cliente.

 

Canal x praça

 

Existe muita confusão com o termo canal de vendas, mas é importante destacar que a praça é um conceito mais amplo, que inclui diversos canais em sua estrutura. 

Já os canais de venda são efetivamente os pontos de distribuição, na qualidade de lojas físicas ou digitais.

Dentro do conceito de praças, muitas vezes é importante pensar em complementação quando você pretende estabelecer um plano de vendas. Assim, a potencialização do comércio acaba valendo muito mais a pena.

É o caso de produtos de higiene pessoal vendidos em farmácias, por exemplo. Você aproveita uma necessidade para gerar o interesse por outra. 

Outro exemplo é o serviço de alinhamento carro oferecido como um extra em borracharias.

 

A importância da praça de distribuição

 

Quanto mais esse conceito de mix de marketing se expande no mercado, mais é importante compreender as funções de cada uma das etapas, e porque elas são fundamentais na estruturação de sua empresa.

Sobre a praça, ela engloba uma série de fatores bastante importantes, como os canais de comunicação, que são os pontos de venda, a distribuição física, na figura dos estoques onde os produtos ficam armazenados.

Também é levado em conta no conceito de praça o transporte, armazenagem e outros elementos, lidando com todos os intermediários para levar o produto da fábrica até o canal de distribuição.

Além disso, a praça permite o trabalho com canais de distribuição diversos, aumentando ainda mais o potencial de conversão de sua empresa de mega hair cola de queratina.

Para isso, entretanto, é preciso ter atenção, uma vez que toda a corrente de trabalho aumenta quando você aumenta os canais.

É preciso de uma estrutura logística mais assertiva, uma produção maior e uma concentração no transporte para que o estoque esteja sempre em ordem.

É importante pensar, principalmente, no caso de produtos perecíveis, em quanto tempo de estoque é relevante.

Assim, você evita o risco de ter perdas de produto por excesso de estoque, mas ao mesmo tempo toma cuidados para que não faltem produtos na prateleira, garantindo assim a satisfação do cliente interessado em divisória de vidro com película jateada.

Embora seja um elemento menos perceptível dentro dos 4P do Marketing, a Praça é um dos ativos mais importantes para garantir a satisfação geral do cliente. 

Por isso, é muito importante saber como lidar com ela da melhor maneira possível.

 

Trabalhando suas praças

 

Para entender melhor todo o trabalho que deve ser realizado para conseguir bons resultados por meio desse tipo de ação, você precisa compreender alguns detalhes muito importantes para identificar a melhor forma de trabalhar sua praça.

 

Utilidade de tempo

Este é um fator muito importante para seu cliente. Ele identifica o ato de conseguir consumir um produto no momento em que ele é desejado, e assim você consegue uma relação muito mais próxima com o consumidor.

Normalmente, quando você está sempre disponível, é normal que se crie um hábito de compra. Sempre que houver necessidade para o cliente, ele voltará na praça para consumir mais de seu produto.

Quanto mais rápida for a saída de um produto como madeira aparelhada para telhado, mais importante é a utilidade do tempo.

Além disso, clientes satisfeitos acabarão levando sua marca para as redes de contatos que possuem, tanto familiares quanto profissionais.

Esse tipo de ação boca a boca, por lidar com experiências reais, acaba atraindo ainda mais seguidores para sua marca, o que aumenta a procura nas praças de venda.

Por isso, a necessidade de sempre estar presente nestes locais, garantindo assim mais vendas.

 

Utilidade de lugar

Muitas pessoas preferem fazer suas compras, independente do tipo de produto que estejam buscando, em locais próximos de suas casas ou trabalho. Essa facilidade acaba sendo um grande diferencial para muitos clientes.

Por isso, quando o assunto é praça, você deve pensar em diversos canais de distribuição inclusos em uma mesma praça. 

Dessa maneira, você consegue explorar muito melhor as possibilidades de interação com seus consumidores.

Além disso, é importante criar estratégias que atraiam a atenção dos clientes interessados em equipamento para laboratório autoclave.

Fazer ações de marketing em canais de distribuição variados ajuda a deixar sua marca na cabeça dos clientes, que lembrarão de seus produtos quando tiverem algum tipo de necessidade.

Assim, você consegue explorar conceitos muito mais amplos de localização, afetando todo o comércio local e ajudando os canais de distribuição dentro de cada praça específica em que você atua.

 

Utilidade de posse

Esse tipo de utilidade se refere a garantia de que o produto comprado estará em funcionamento de maneira rápida e prática quando o cliente chegar em sua residência. Esse tipo de ação é importante para determinar a qualidade do produto.

Uma das principais ações a se preocupar quando falamos de marketing é a experiência do usuário. É preciso que o cliente tenha uma boa experiência durante todo o processo de compras, desde a descoberta do produto até o pós-venda.

Por isso, quando um consumidor compra um determinado produto de sua marca, é esperado um padrão de qualidade que deve ser atingido. É importante que você se coloque sempre a disposição para resolver qualquer problema que venha a acontecer.

O pós-venda é uma das etapas mais importantes para qualquer empresa que deseja se manter ativa no mercado, uma vez que pode ser um importante passo para o cliente se fidelizar com a marca, consumindo-a mais vezes.

Portanto, oferecer um serviço de qualidade não é um diferencial no mercado, e sim uma necessidade, que deve ser atendida para gerar interesse do público em sua empresa.

Além disso, para alcançar os canais de vendas inclusos em uma determinada praça, você pode agir de duas maneiras distintas. 

Por meio de distribuição direta, a própria empresa lida com os canais de distribuição, negociando o valor de venda do produto e as formas de estruturação.

Já na distribuição indireta, é comum a utilização de um intermediário, uma figura que servirá como ponte entre empresa e canal de distribuição.

Assim, fica muito mais fácil encontrar locais adequados e estipular as regras que terão impacto na negociação, como transporte e armazenamento.

 

Considerações finais

 

A praça de distribuição é uma parte indispensável de qualquer estrutura de negócios, e é por meio dela que seus produtos conseguem de fato chegar aos clientes, gerando assim lucro e saúde financeira para sua empresa.

Por isso, trabalhar estes recursos é um dos principais métodos de transformar sua empresa em uma liderança no mercado, superando a concorrência e apresentando uma maneira muito mais efetiva de trabalhar, identificando seus pontos fracos e substituindo-os.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.