A persona é um importante passo estratégico para qualquer empresa que pretende se manter competitiva no mercado atual.

É através dela que muitas de suas ações devem ser propostas, principalmente porque a persona conseguirá te dar muito mais respostas de quais passos se deve tomar para conseguir fazer seu empreendimento crescer.

Entretanto, você precisa compreender exatamente o que a persona pode fazer e quais os conceitos que ela representa, além de diferenciá-la do público-alvo, outra métrica fundamental para ser analisada nas estratégias de marketing de um negócio.

Quanto mais sua empresa de motoboy entregador conhecer sobre o conceito da persona, mais preparado para utilizá-las estará, compreendendo então a necessidade desse tipo de mecânica para conseguir resultados positivos em seu planejamento.

Isso principalmente em ações digitais. Portanto, se você deseja saber mais sobre o que é e como desenvolver uma persona, continue a leitura!

 

O que é uma persona?

 

O termo persona tem sido utilizado no marketing digital já há algum tempo, e ele representa uma idealização de um cliente. Trata-se de uma pessoa que em realidade é fictícia, mas é apresentada como uma pessoa real.

Para que você consiga esse resultado, é preciso compreender todos os detalhes que formam uma persona. Não basta simplesmente criar um nome e uma profissão para um personagem, é preciso profundidade e uma boa avaliação.

Quando se cria uma persona para um berçario creche, por exemplo, é importante que ela tenha o máximo possível de características reais para apresentar um bom conteúdo.

Você pode contar com uma série de detalhes importantes sobre a vida pessoal de uma persona, desde seu endereço até pontos importantes da mentalidade de cliente que a persona possui, como:

  • Desejos;
  • Medos;
  • Gostos pessoais;
  • Hobbies e atividades de lazer que gosta.

A ideia é que a persona seja o máximo possível vinculada a um ser humano.

Portanto, todas as possibilidades de engajamento que ela oferece são baseadas em experiências e pessoas reais, o que acaba permitindo que você utilize a persona de forma muito mais assertiva.

Porém, conseguir sua persona também não vem de intuições ou afirmativas suas ou de sua equipe. Qualquer empreendedor que acredita compreender perfeitamente seu público está fadado a fracassar eventualmente.

A criação de uma persona envolve uma densa e completa análise de dados, tanto de experiências anteriores quanto de pesquisas realizadas especificamente para este fim, angariando resultados muito mais profundos sobre o mercado de consumo.

Esse tipo de recurso oferece as informações necessárias para que você faça as perguntas certas que irão criar sua persona.

Entretanto, o seu público não é singular, então é possível que você consiga várias respostas diferentes para as mesmas perguntas. Até mesmo um exame toxicológico admissional pode ser utilizado como base de pesquisa.

Por isso, é essencial fazer um afunilamento dos resultados, e não ter medo de criar diversas personas para conseguir estruturar bem suas campanhas de marketing, tendo a certeza de que terá muito mais assertividade entre elas.

 

Persona vs. público-alvo

 

Um importante passo para você conseguir estruturar corretamente suas campanhas de marketing, como para realizar a produção de um panfleto pizzaria, é separando o público-alvo das personas.

Muitas pessoas ainda confundem os dois elementos, que embora se complementam, são diferentes.

Isso acontece porque ainda existe muita dúvida com relação as personas, o que gera confusão até mesmo em textos de fontes confiáveis, que misturam ambos os conceitos e prejudicam a compreensão de cada um deles.

O público-alvo, em resumo, é um grupo de pessoas com interesses e gostos em comum, que podem ser favoráveis a consumir em um determinado empreendimento.

Isso significa que você está lidando com uma massa, sem muito controle sobre o indivíduo. Todas as pessoas dentro de seu público-alvo são clientes em potencial, mas isso não significa que todos eles converterão vendas.

O momento pode ser inadequado para alguns, dificuldades financeiras podem ser apresentadas e até dúvidas que ainda não foram sanadas.

Por isso, o público-alvo acaba sendo uma generalização, tratando de forma muito mais abrangente todo o conceito de pessoas que podem ter um engajamento correto com sua empresa, sem nenhum tipo de restrição.

Já a persona é muito mais detalhada, uma vez que a persona trata-se de um indivíduo. Você pode até pensar em um cartão de visita advocacia para torná-la ainda mais real.

Neste caso, ela acaba sendo muito mais direta para a compreensão de diversas dúvidas com relação às ações de marketing que você acredita que deve tomar ao longo de um período.

As personas são muito mais segmentadas, respondendo perguntas diretas sobre a eficiência e o poder de interação de suas ações e meios de comunicação.

Sua empresa pode até mesmo aplicar a persona no conceito de seu atendimento, para identificar falhas e brechas.

Ou seja, quanto mais você explora estes dois conceitos, mais fácil é utilizar a persona para conseguir expandir seu negócio através de ações assertivas de marketing digital e tradicional.

Isso porque quando você fizer algo para seu público-alvo, terá um direcionamento muito maior. Logo, uma empresa de pintura predial conseguirá resultados muito melhores se explorar o conceito de persona.

 

Por que você precisa de uma persona?

 

Muitas vezes, quando você está no estágio de criação ou elaboração de estratégias de marketing para a empresa, diversas dúvidas podem ocorrer.

Em grande parte, essas dúvidas vem de não saber se você está criando algo realmente adequado para o seu público.

Por isso, as personas são um importante passo para qualquer empresário que deseja melhorar seu convívio com o público, estreitando o relacionamento entre consumidor e marca e, por consequência, aumentando muito suas vendas.

As personas são ideais para que você consiga apresentar a mensagem certa para seu público, compreendendo quais são as mudanças que devem ser feitas em sua estrutura de marketing para atingir a maior quantidade de pessoas.

 

1 – Determinar o conteúdo ideal

 

Uma parte importante do marketing digital é a produção de conteúdo. Ela é fundamental para atrair novos clientes e expandir seu potencial de negócios de forma inteligente e funcional.

O marketing de conteúdo é um importante braço das estratégias atuais. Para apresentar o conceito de automação industrial empresas, você precisa identificar os benefícios e formas de aplicar este modelo.

O perfil do consumidor se modificou muito nos últimos anos. O avanço da tecnologia, principalmente na questão de internet móvel e dispositivos adequados para o consumo desse serviço, tornaram o público em geral muito mais exigente.

Isso porque uma pessoa que percebe ter um problema ou uma necessidade buscará uma solução antes de aceitar qualquer propaganda impessoal e direta que seja apresentada para ele.

Por isso, é importante criar conteúdo de qualidade para atingir essas pessoas. Sua persona poderá ser um excelente termômetro sobre a qualidade de seu conteúdo e se você está preparado para divulgá-lo.

 

2 – Ajustar a personalidade da empresa

 

Existem diversas formas de se posicionar na internet, e você precisa ser capaz de identificar qual delas é a mais adequada para a sua empresa.

Enquanto algumas pessoas utilizam a informalidade e um perfil mais relaxado, outros preferem a sobriedade profissional.

Que tipo de conteúdo sua persona consumiria? Uma imobiliária que aluga sala reunião pequena e demais imóveis pode fazer esse tipo de questionamento para criar suas estratégias.

Quando se faz esse tipo de pergunta, acaba possibilitando muito mais engajamento para seu negócio, uma vez que a forma de falar, o tom e o estilo de seu conteúdo agradarão as pessoas que pensam como sua persona.

Dessa forma, seu conteúdo acaba ficando muito mais localizado, alcançando as pessoas com maior potencial de engajamento e convertendo muito mais negócios.

 

3 – Manter-se atualizado

 

Para conseguir criar campanhas relevantes e que atinjam resultados satisfatórios, é importante compreender o que está acontecendo no momento. Sua persona é ideal para representar estas mudanças.

Por isso, é importante ver e compreender as notícias e tendências de mercado que estão em movimentação, para que suas personas representem essas informações, criando cada vez mais um ambiente adequado para apresentar seu material.

Se você deixar esse tipo de informação de lado, suas personas poderão acabar ficando bastante obsoletas, o que pode ser muito prejudicial para sua tomada de decisões, uma vez que elas não estarão de acordo com o mercado.

Além disso, seu negócio pode perder a chance de interagir com um público muito maior, que certamente estaria interessado em uma visão mais atual da parte da empresa. Por esse motivo, é essencial estar sempre atualizado.

Uma persona que está de acordo com as inovações e notícias mais importantes do dia pode ter muito mais resultados em suas respostas, permitindo que você estruture estratégias de marketing digital muito mais efetivas.

 

Considerações finais

 

A utilização de uma persona permite que você tenha muito mais detalhes na hora de fazer suas estratégias de marketing, o que possibilita a realização de ações muito mais assertivas em questão de alcance de público.

Por isso, é preciso que você consiga compreender cada detalhe que a persona pode oferecer, criando um planejamento muito mais assertivo e adequado.

Dessa forma, acabará conquistando uma posição muito mais elevada no nicho em que sua empresa atua.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.