A sigla UX tem sido cada vez mais constante na mente de qualquer empreendedor que deseja se destacar em um mercado mais competitivo, principalmente em áreas que trabalham com produtos digitais.

Entretanto, muitas pessoas ainda têm dificuldade em compreender a sigla e o que ela representa.

Isso acaba dificultando para a maioria das pessoas aplicarem as técnicas adequadas para melhoria de seus produtos ou serviços.

Uma empresa de lacre adesivos, por exemplo, pode conseguir muito mais vendas com uma boa UX, se souber utilizar corretamente as técnicas.

Em uma análise literal, a sigla UX representa User Experience ou experiência de usuário. O termo foi popularizado por Don Norman, que trabalhava em uma gigante da tecnologia nos anos 90.

O UX, entretanto, é muito mais do que a simples experiência que o usuário possui. Trata-se de compreender como o usuário se sente quando está utilizando um produto, serviço ou sistema oferecido pela empresa, equilibrando uma série de aspectos como:

  • Experiências;
  • Práticas;
  • Significados;
  • Valor de interação.

Quando você consome um produto ou serviço, a partir do primeiro contato com ele começa a despertar uma série de sentimentos positivos ou negativos, baseado na experiência de utilização que você está passando no momento.

Assim, você consegue vender um projeto data center com muito mais facilidade, apresentando uma experiência satisfatória para seus clientes.

Isso pode ser de vários modos, desde a agilidade e qualidade do produto, o conforto que você sente ao utilizá-lo, entre muitos outros fatores.

Neste caso, a experiência do usuário é o fator determinante para compreender se o cliente está satisfeito com a compra.

É muito comum as pessoas associarem o termo UX a resultados positivos, mas isso é um equívoco.

A experiência do usuário vai acontecer, seja ela positiva ou negativa. O impacto causado pela experiência é determinante na análise e melhoria de um determinado produto ou serviço.

Vale lembrar também que, embora seja um conceito muito vinculado aos produtos e serviços digitais, toda transação comercial gera UX.

A experiência do usuário é um efeito comum, que acontece sempre que um consumidor se torna usuário de um produto ou serviço.

Quando alguém compra um notebook para escritório, automaticamente inicia este processo.

Isso pode acontecer no campo digital ou no campo analógico, com a compra de um produto físico como um carro ou um imóvel.

Além disso, serviços prestados por profissionais de diversas áreas também podem ser considerados UX do ponto de vista do cliente.
 
 

A importância do User Experience

 

O UX coloca o usuário como foco de qualquer tipo de experiência. Isso acaba aprimorando todos os processos da empresa, desde a produção até o atendimento e as vendas em si.

O trabalho da empresa começa a ser pautado no que o cliente sentirá quando fechar a compra.

Por isso, vantagens como entregas rápidas acabam sendo fundamentais para conseguir mais espaço no mercado.

Por isso, é importante pensar em todos os meios de melhoria da experiência do usuário, aplicando assim técnicas que permitam uma UX muito melhor qualificada, com detalhes colhidos do próprio feedback de clientes.

Mesmo quando algo parece dar errado, é importante que você tenha em mente as possibilidades de reparação que poderá fazer para aprimorar seus serviços no futuro.

Visto que a melhor forma de melhorar a experiência do usuário é ouvindo-o.

Por isso, uma série de vantagens podem ser percebidas quando falamos de user experience, conforme veremos a seguir.
 
 

Vantagens da experiência do usuário

 

A utilização de ferramentas adequadas para você conseguir conquistar um bom UX permite que você aproveite diversas vantagens em todas as etapas do seu processo.

Isso porque uma boa experiência fará com que novos usuários sintam-se interessados em negociar.

Portanto, quando você oferece um bom conserto de módulo de injeção eletrônica, as chances de o cliente voltar quando precisar são enormes.

Para conseguir melhorar diversos aspectos de sua empresa, é importante saber como e quando agir para conquistar esses espaços com mais tranquilidade.
 
 

Mais vendas

 

Este é um resultado óbvio. Quanto melhor for a experiência do usuário durante todo o processo, maiores as chances de ele converter uma venda.

Além disso, quanto mais satisfeito um cliente estiver, mais ele irá promover a empresa para suas redes de amigos e familiares.

Dessa forma, você acaba ganhando um promotor para sua empresa, dedicado a apresentar novos conceitos e aproveitar oportunidades de engajamento com um público novo, que de outra forma talvez não chegasse a sua marca.

Sua produção de lembrancinha de maternidade menina aumentará muito se a experiência dos consumidores for positiva, principalmente por conta do boca a boca.

Por isso, é fundamental que a UX esteja dentro do planejamento em todo o processo da empresa, evitando assim que o usuário passe por alguma etapa que não seja satisfatória e o faça abandonar o caminho completo de engajamento.
 
 

Fidelidade

 

A fidelidade é um estágio desejado pela maioria das empresas. Quando um cliente se fideliza, ele está ativamente em um relacionamento duradouro com a marca.

Isso significa que não só ele comprará novamente os produtos que precisar, como procurará outros materiais.

Se você possui uma locação de espaço comercial, certamente garantirá o retorno dos clientes.

Um cliente fidelizado é similar a um fã, que consome seu conteúdo porque gosta da experiência que ele proporciona. 

Isso acaba garantindo um fluxo muito maior para a empresa, o que é fundamental para manter sua saúde financeira em dia.

Além disso, a maior parte dos produtos que você apresentar como novidade vão atrair o interesse de pessoas que são fiéis a sua marca, garantindo assim o interesse e as primeiras compras.

Como um círculo, estas pessoas aproveitaram a UX dessa nova compra, criando um impacto positivo no mercado e difundindo seus produtos e serviços como um material de qualidade que deve ser consumido.
 
 

Economiza recursos

 

Para conseguir um bom resultado com sua empresa, não basta efetivar vendas. O ideal é que você consiga reduzir o máximo possível os custos da produção e de todos os outros processos, incluindo o de atendimento e vendas.

O CAC (Custo de Aquisição de Cliente) é o valor gasto pela empresa com todos os processos que levam até o fechamento de uma compra.

Isso inclui o pagamento de todos os profissionais envolvidos, equipamentos utilizados e muitos outros recursos.

Quando você oferece uma boa experiência de usuário para seus clientes, consegue reduzir drasticamente este custo, conseguindo assim um melhor retorno sobre o investimento.

Esta métrica é o quanto você lucra depois de todos os cálculos serem efetuados. Assim, quando você faz a entrega de documentos referente a compra, tem a certeza de estar lucrando.

Analisar a experiência que o usuário tem em sua empresa como um todo também permite que você consiga efetuar planejamentos muito mais adequados.

Portanto, evitará uma série de gastos desnecessários como o retrabalho, o gasto com tempo e com recursos de seus colaboradores.
 
 

Melhor valor percebido

 

Uma boa experiência de usuário gera uma sensação muito satisfatória para o cliente.

Ele sente que teve um bom investimento e leva esse pensamento adiante, espalhando para as outras pessoas sobre o bom investimento que ele fez.

Quanto mais você consegue superar as expectativas que os clientes fazem sobre você, mais bem encaixado no mercado sua empresa fica.

Assim, o valor do seu produto acaba aumentando naturalmente, uma vez que as pessoas esperam pela oportunidade de consumi-lo.

O valor agregado muitas vezes é muito mais importante para o lucro de sua empresa do que o valor monetário do produto, uma vez que ele é estipulado pelo poder de venda oferecido pelo produto após as experiências dos clientes.
 
 

Por onde começar?

 

Para começar a aproveitar o UX dentro de sua empresa, é preciso inseri-lo na cultura organizacional da corporação.

É preciso que todos dentro da empresa estejam alinhados, buscando os melhores e mais adequados resultados para todos os processos.

Procure sempre perguntar o que você pode fazer para melhorar a experiência do cliente, e crie o costume entre seus colaboradores de fazer o mesmo.

Dessa forma, você estará constantemente buscando resultados adequados para sua estratégia.

A comunicação também deve ser um canal fundamental para começar a aplicar a experiência de usuário. É importante que o cliente tenha sua voz ouvida, pelo máximo possível de canais disponíveis.

Quem dita como a UX está sendo apresentada é o próprio cliente, por isso estar sempre de acordo com seus desejos e vontades é fundamental. Para que você consiga apresentar o melhor conteúdo, entretanto, você precisa saber qual rumo tomar.

Por isso, o feedback é um elemento essencial de qualquer estratégia de user experience.

É por meio do feedback que você conseguirá compreender quais elementos de seu atendimento devem ser modificados para apresentar um conceito mais adequado ao que seu público está esperando.
 
 

Considerações finais

 

A experiência de usuário é um dos principais meios de crescer dentro do mercado, uma vez que as pessoas estão constantemente buscando boas experiências.

Por isso, quando você consegue oferecer uma boa UX, acaba conquistando um público muito maior.

Crescer sua empresa nesta base é fundamental para qualquer pessoa que deseja crescer no nicho de atuação, tornando-se líder no mercado e uma referência em questão de atendimento e qualidade para os seus clientes.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.