Você sabe o que é um Site responsivo e como ele pode impactar os negócios de uma empresa? Há vários motivos pelos quais é importante se preocupar com esse aspecto da sua página da web.

 

Que o celular se tornou um meio de acessar a internet de modo rápido e dinâmico, disso ninguém duvida. Ao utilizar o aparelho, é possível consultar uma série de informações indispensáveis para a rotina das pessoas.

 

Seja para fazer o pagamento de um boleto no aplicativo do banco, ou para buscar por um tipo de Vinho para lembrança por exemplo, é cada vez mais comum que esse tipo de pesquisa ocorra em dispositivos móveis.

 

Essa afirmação pode ser comprovada com uma pesquisa feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que diz que 92,1% das residências no Brasil faz uso da internet por meio de smartphones. Nesse mesmo cenário, os computadores, por exemplo, tiveram o seu uso reduzido de 56,6% para 50,7%. Os tablets, apesar de serem também dispositivos móveis, também perdem para os celulares, tendo uma queda de 14,3% para 12% entre 2017 e 2018.

 

De fato, as pessoas possuem mais facilidade no acesso ao mundo virtual do que há pouco tempo, de modo que elas utilizam esses recursos para otimizar seu dia a dia em grande medida.

 

Sendo assim, para as empresas que querem crescer e expandir o seu negócio, torna-se fundamental estar presente na internet, garantindo que elas sejam encontradas pelos potenciais clientes da sua marca.

 

No entanto, mais do que estar presente no mundo virtual, é fundamental ser encontrado na internet, levando em conta as demandas e especificidades do atual momento.

 

Uma dessas necessidades é o investimento em um site responsivo, de maneira que a busca de um cliente feita pelo smartphone seja positiva e traga resultados para a sua empresa.

 

Se você quer saber mais sobre esse assunto, entendendo o que é um site responsivo e qual é o impacto dele no seu negócio, siga na leitura deste conteúdo e conheça algumas perguntas e respostas sobre o tema.

O que é site responsivo?

 

O que é site responsivo e qual seu impacto?

Por exemplo, quando o potencial cliente de uma assistência que presta o serviço de conserto apple watch precisa encontrá-la, ele utiliza o celular para pesquisar no Google opções que estejam próximas do seu endereço.

 

Pode ser que, ao entrar na página de um determinado estabelecimento, ele não consiga visualizar o conteúdo presente ali integralmente, já que a página não se enquadrou no tamanho da tela do celular dele.

 

Nesse momento, certamente o usuário abandonou a página e foi procurar por outro site, em que pudesse ver e entender o que a loja oferece, para então contratar os seus serviços.

 

Depois de imaginar essa situação, é possível perceber a diferença que um site responsivo pode trazer para uma empresa. Mas o que é um site responsivo

 

Uma página que possui responsividade é aquela que se adapta perfeitamente para a exibição do seu conteúdo em qualquer tamanho de tela, tais como:

 

  • Smartphone;
  • Tablet;
  • Notebook;
  • Computador;

 

Para tanto, a página identifica as medidas da tela e faz a adequação da fonte, das imagens, da largura, etc., oferecendo um layout útil e bem delineado, com as devidas proporções.

 

Sendo assim, é possível dizer que o site responsivo pode ser fundamental para que uma empresa, por exemplo de buffet para festa de aniversário, tenha um único site que, ao ser acessado por diferentes dispositivos, pode ser visto de modo integral sem dificuldades. 

Por que ter um site responsivo?

 

Por que ter um site responsivo?

Há diversos motivos para que uma empresa invista na responsividade do seu site, sendo essa uma mudança que precisa ocorrer sem demora nos tempos atuais.

 

Afinal, aquelas páginas que não se enquadram corretamente na tela de um smartphone podem sofrer de modo especial com altas taxas de abandono de site. 

 

Dessa forma, conheça a seguir as razões e benefícios pelos quais a sua plataforma virtual deve ser responsiva.

 

1 – Melhorar a experiência do usuário

Por exemplo, quando um cliente de um estabelecimento que venda grande painel de publicidade entra no site da loja para conhecer melhor a empresa, ele deseja navegar e conhecer todo o conteúdo.

 

Se ele vai fazer esse acesso diretamente pelo celular, é fundamental que o site da companhia seja responsivo, justamente para que a experiência do visitante seja a melhor e possibilite que ele adquira as informações que deseja.

 

2 – Aprimorar o posicionamento do site no Google

Uma página responsiva consegue ter também um melhor ranqueamento no Google, de modo que, quando um usuário vai buscar o site, ele pode ser visto entre as primeiras posições do resultado de uma pesquisa.

Isso ocorre porque um dos parâmetros do Google analisa a experiência que os usuários podem ter na página e, quando um site garante a sua responsividade, ele se mostra preocupado em atender ao seu público.

 

3 – Aumentar as vendas

Se uma empresa que trabalha com o desenvolvimento de software para portaria virtual por exemplo, decide modificar o seu site e torná-lo responsivo, certamente o número de vendas da plataforma crescerá de maneira exponencial.

 

Afinal, assim como as pessoas possuem maior facilidade de acesso à internet, elas também acabam por fazer compras online, e grande parte delas será concluída naturalmente pelo smartphone.

 

4 – Compartilhamento de conteúdos nas redes sociais

O número de usuários das redes sociais cresce a cada dia, mostrando o quanto essas plataformas são importantes para uma empresa que queira ser encontrada pelo seu público de modo mais dinâmico.

 

Justamente porque as pessoas utilizam os seus celulares para várias tarefas virtuais, como navegar nas redes, a empresa que garante que o seu site seja responsivo também consegue fazer com que os seus conteúdos sejam vistos e compartilhados.

 

Ao clicar em um conteúdo sobre conserto persiana externa por exemplo, divulgado nas redes sociais, pode ser que o link leve o usuário diretamente para um endereço do site, que deve ser responsivo para que o usuário consiga acessá-lo adequadamente.

 

Por isso, a responsividade também traz vantagens para os estabelecimentos que utilizam as mídias sociais para promover a sua marca.

 

5 – Estar à frente

Por ser uma página desenvolvida para responder aos mais variados tipos de resoluções, o site responsivo atenderá inclusive aos novos lançamentos de dispositivos e de sistemas operacionais.

 

Visto que o site não é elaborado para um determinado tipo de smartphone, o que seria capaz de fazer com que se tornasse obsoleto em um curto período.

 

Estas são apenas algumas das razões pelas quais vale a pena investir na criação de um site responsivo para uma empresa de aluguel de ônibus para passeio escolar, por exemplo, colha vantagens e obtenha melhores resultados para o seu negócio.

Como transformar um site comum em responsivo?

 

Como transformar um site comum em responsivo?

Depois de entender um pouco mais sobre o site responsivo e os seus benefícios, pode ser importante saber também o que é necessário fazer para transformar uma página comum, tornando-a perfeitamente adaptável para diversos tamanhos de tela.

 

Para isso, é importante estudar algumas plataformas que já investiram na modalidade, conhecendo os elementos utilizados e um pouco do layout, para que seja possível montar um site bonito e funcional.

 

Nesse sentido, buscar inspirações é uma maneira simples e prática de saber o que você deseja que os clientes encontrem no seu site, garantindo uma plataforma interessante.

 

Após essa etapa, é necessário buscar por uma empresa especializada que possa desenvolver a estrutura de códigos do seu site, que saberá quais elementos devem ser utilizados para que o site se adapte para um smartphone ou tablet sempre que for acessado pelo público.

 

Dessa forma, uma pessoa que deseja saber mais por exemplo sobre aula de guitarra particular oferecida pela sua escola de música, poderá obter informações independentemente do dispositivo que ela usou para acessar a sua plataforma.

 

Para te ajudar transformar o seu site em um site responsivo conte com a gente!

E-mail: contato@criatecservicos.com.br
WhatsApp: (32) 98828-3941

Considerações finais

 

O-QUE-E-SITE-RESPONSIVO

Garantir que o site da sua empresa seja responsivo é essencial para os tempos atuais, onde grande parte das pessoas utiliza um dispositivo móvel para acessar diversos tipos de conteúdos.

 

Esse é um investimento que trará impactos rápidos e positivos para a sua página, podendo aumentar o número de pedidos, proporcionar uma boa experiência para o usuário, conquistar um posicionamento interessante, além de vários outros benefícios.

 

Por isso, não deixe de aplicar a responsividade do seu site o quanto antes e colha bons resultados para o seu negócio na internet.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.