Entender o mercado consumidor no que diz respeito às suas demandas, características e exigências é muito importante para quem deseja ter o próprio negócio.

Os empreendedores precisam de muito conhecimento, além de uma dose de coragem, para manter uma pequena empresa. 

Portanto, ela não vai sobreviver apenas por causa de uma boa ideia.

É essencial que o mercado consumidor esteja claro e bem definido, uma vez que a demanda do negócio tem como base os desejos e necessidades dos consumidores.

Esse conhecimento não é importante apenas para tocar o negócio, mas para realizar toda e qualquer ação relacionada a ele. 

Por exemplo, se você quer investir em boas campanhas de marketing, precisa saber mais sobre o seu mercado.

Isso quer dizer que precisamos conhecer os consumidores, os concorrentes, os fornecedores, os riscos, os preços praticados, dentre outras particularidades.

Se você não souber o que é e em qual mercado a sua empresa está inserida, vai ser difícil conseguir resultados positivos em qualquer ação, inclusive na gestão do empreendimento.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o conceito de mercado consumidor, como estudá-lo e a importância de fazer esta análise antes de abrir o negócio. 

 

Entendendo o conceito de mercado consumidor

 

O mercado consumidor nada mais é do que os consumidores, segmento ou população economicamente ativa, que consome e utiliza as soluções vendidas pelas empresas. 

Em linhas gerais, estamos falando de todas as pessoas que têm poder de compra.

Estamos falando de oferta e procura. Portanto, se você oferece administração de restaurante corporativo e alguém precisa desse serviço, então temos um mercado.

Podemos imaginar o mercado como o ponto de encontro da oferta e da procura ou como o intercessor da relação entre esses dois lados.

Quando falamos em mercado, nos referimos a algo muito abrangente, é por isso que ele é dividido em categorias. 

Um dos mais importantes é o mercado consumidor, uma vez que ele reúne os potenciais compradores de um produto ou serviço.

Para ser ainda mais claro, pode-se dizer que o mercado consumidor é um grupo de pessoas que procura determinado produto ou serviço, que algumas empresas têm a oferecer.

São indivíduos economicamente ativos e que ajudam a movimentar a economia do país e do mundo, pois importamos produtos em muitas situações.

Existem dois tipos de mercado, sendo B2B (Business to Business) e B2C (Business to Consumer). O mercado B2B são as empresas que consomem produtos e serviços de outras organizações.

Por exemplo, uma loja de instrumentos musicais de sopro que compra esses produtos de um fabricante para revendê-los. 

Outro exemplo é uma organização que contrata os serviços de uma empresa de call center.

O B2C, por sua vez, são as empresas que vendem para os consumidores finais, como aquele supermercado que vamos durante a semana.

Portanto, agora que você já sabe o que é mercado consumidor, no próximo tópico, vamos mostrar como estudá-lo. Continue a leitura.

 

Como estudar o mercado consumidor?

 

A pesquisa de mercado consumidor consiste na coleta, análise e interpretação de dados, assim, podemos conhecer um pouco mais sobre nosso público-alvo e descobrir um nicho de atuação.

Isso ajuda os empreendedores a terem insights valiosos para suas tomadas de decisões. É importante conhecer o mercado consumidor porque todos os dias surgem novos empreendimentos e negócios.

Todos eles querem ser bem-sucedidos e conquistar a mente e a preferência dos consumidores. 

Entretanto, nem todos conseguem esse feito, o que leva muitos a fecharem suas portas.

Uma das razões para chegar a esse ponto é não conhecer o mercado consumidor. Portanto, é necessário estudá-lo, e algumas estratégias para fazer isso são:

 

Conhecer bem o cliente

Mesmo que o negócio ainda não exista, ele vai ter um perfil de cliente. Assim sendo, investigue quem é o público-alvo, e coleta informações, como:

  • Comportamentos;
  • Hábitos de consumo;
  • Necessidades;
  • Desejos.;
  • Problemas.

Um fabricante de armário aço pode fazer perguntas que ajudem a identificar as principais necessidades e dores dos seus consumidores.

Isso ajuda a estabelecer as particularidades do produto ou serviço ofertado, quais estratégias de marketing serão usadas, os canais de comunicação mais adequados, dentre outros pormenores.

É importante dizer que esse conhecimento não se limita apenas aos clientes atuais, mas também aos futuros clientes e até aquelas pessoas que não compram mais com você.

 

Analisar a concorrência

Saiba quem são os seus principais concorrentes, e a internet é um jeito muito simples e prático de descobrir tudo sobre eles. 

Isso ajuda a te manter sempre um passo à frente, investindo em inovações e outras práticas empresariais.

Sabendo quem são seus concorrentes, fica mais fácil desenvolver uma visão sistêmica em relação ao seu mercado consumidor.

Por exemplo, uma loja de informática notebook fica por dentro de sua média de preços, tecnologias mais usadas, padrões de qualidade, dentre outras características.

 

Pensar como o cliente

O consumidor moderno mudou muito o seu comportamento nos últimos anos. E mais transformações estão ocorrendo cada vez mais rápidas.

Diante dessa realidade é fundamental fazer uma pesquisa do mercado consumidor, no entanto, não é recomendado se limitar apenas a ela. 

O ideal é investigar, de modo contínuo, o comportamento dos consumidores, além de ouvi-los e observá-los. É assim que sabemos o que eles dão valor e o que sentem falta.

Ter essas informações ajuda a oferecer aquilo que o mercado consumidor, realmente, está procurando.

 

Ouvir a opinião das pessoas

Compartilhe a sua ideia de negócio, antes de fazer qualquer investimento, tanto de tempo quanto de dinheiro. 

Ter essa visão de quem está de fora traz percepções que muitas vezes passam despercebidas por quem está submerso no empreendimento.

Mas, é importante fazer como um negócio de entrega de documentos de motoboy para empresas, e pedir informação para as pessoas certas. 

Sendo assim, converse com alguém que já tem experiência com o seu mercado consumidor.

 

Avaliar os clientes da concorrência

Veja que tipo de cliente está na mira dos seus concorrentes. Confirme se você tem interesse no mesmo público, e caso não tenha, se as diferenças são muito grandes.

Mesmo que você ofereça exatamente o mesmo produto ou serviço, precisa se diferenciar de alguma maneira. 

Você pode trabalhar com preços mais acessíveis ou fazer entregas mais rápidas, enfim.

O fato é que se você conhecer bem os clientes de seus concorrentes, poderá trabalhar com ações diferenciadas e atrair uma quantidade maior de pessoas.

 

Por que estudar os consumidores antes de abrir a empresa?

 

Qualquer empresa, como uma assistência técnica LG smart TV, precisa conhecer bem seus perfis de público, pois é uma forma de garantir a prosperidade do empreendimento.

Ademais, conseguimos tomar boas decisões e somos mais assertivos com nossas estratégias de vendas. 

Sendo assim, conhecer o seu mercado consumidor antes mesmo de abrir o seu negócio é importante porque você será capaz de entender os desejos e necessidades.

É com base nesses dados que definimos os canais de vendas e a provável demanda que precisaremos atender.

Se você sabe como é a dinâmica de seu mercado consumidor, passa a trabalhar com campanhas de marketing mais segmentadas e direcionadas.

Consequentemente, um fabricante de cadeira para call center, por exemplo, começa a se relacionar com as pessoas certas.

Isso acaba por trazer maiores ganhos de mercado, visto que uma vez que ele é segmentado, determinamos com quem vamos negociar, direcionando os esforços para o caminho certo.

O tempo de venda também melhora, já que as campanhas estão impactando as pessoas certas. 

Com isso, as ofertas de soluções vão chegar em quem, realmente, tem algum interesse, o que facilita o trabalho da equipe de vendas.

Além disso, quando uma empresa para sonorização de sala planejada conhece bem o seu mercado consumidor, não precisa testar diferentes canais de comunicação.

Juntamente com um orçamento bem trabalhado, todo o trabalho de divulgação se torna muito mais eficiente, o que acaba por reduzir os seus custos.

Ter um investimento mais enxuto com as estratégias e obter um retorno melhor com elas é só mais uma vantagem para as empresas que conhecem o seu mercado consumidor.

 

Conclusão

 

Portanto, o consumidor moderno passou por várias mudanças ao longo dos anos, e na era da informação à qual estamos inseridas agora, as pessoas estão mais exigentes.

Mas, a dinâmica da relação entre empresa e cliente muda constantemente, por isso, antes mesmo de abrir o seu negócio, é importante conhecer o seu mercado consumidor, ou seja, o perfil das pessoas que vão comprar com você.

Portanto, você entendeu um pouco mais sobre o seu conceito e de que forma pode estudá-lo para implementar boas estratégias de marketing e vendas. Assim, o sucesso do seu negócio está garantido. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.