Ter uma loja online se tornou um requisito para quem quer aumentar suas vendas e sobreviver ao mercado moderno. Isso porque as pessoas estão preferindo fazer suas compras pela internet.

Essa modalidade traz muitas vantagens para o consumidor, que não precisa sair de casa para comprar o que precisa. Afinal, ela pode ser muito vantajosa para quem vende.

Isso porque uma loja virtual não requer altos investimentos como um ponto físico, consegue alcançar pessoas que estão longe, dentre outras possibilidades para o varejista.

Além disso, é uma forma de divulgar a marca e atrair pessoas para o PDV (ponto de venda). Isso acontece porque os consumidores podem encontrar a loja pela internet, se interessar por seus produtos e se dirigir até a loja física para comprar.

Esses e outros benefícios serão abordados ao longo deste conteúdo, destacando a presença na internet como fundamental para acompanhar as demandas do mercado.

Só que essa estratégia precisa ser bem planejada, para que se saiba quais são os pontos mais importantes na hora de criar essa plataforma.

Por isso, vamos explicar por que uma loja física deve ter uma loja online, qual sua importância, como montá-la e por que contar com uma empresa especializada. Acompanhe!

 

O que é loja online?

 

Uma loja online (ou loja virtual) nada mais é do que o site de uma loja física, onde o cliente também pode adquirir os produtos que deseja. Nela, estão dispostos tudo o que a marca vende, para que o consumidor possa escolher.

Podemos comparar com uma vitrine virtual, em que a pessoa seleciona o produto, adiciona no carrinho virtual e, por fim, realiza a compra.

É diferente, por exemplo, de uma plataforma e-commerce que venda tornozeleira feminina dourada, em que todo o processo é feito pela internet, desde a compra, o pagamento e o recebimento por meio de entrega.

A loja online também pode enviar mercadorias, mas a diferença é que ela também possui a sua “versão” física, onde as pessoas podem retirar o que comprou na plataforma, como algumas marcas fazem.

 

Importância de se ter uma loja online

 

Ter uma loja on-line é importante para os negócios por diversas razões. Uma delas é o fato de que os clientes estão conectados, portanto, a marca também deve estar.

  • Ainda assim, alguns donos de lojas físicas pode ter dúvidas como:
  • Possibilidade de administrar as duas versões;
  • Como fica a loja física;
  • Necessidade de mais produtos em estoque;
  • Mais investimento;
  • Dificuldade para abrir uma loja na internet.

Essas dúvidas são comuns e surgem para os donos de lojas de todos os tipos, como uma joalheria que venda pulseira berloque prata fina.

Só que é importante entender que, se o empreendedor não estiver disposto a trabalhar com esse novo canal de vendas, vai impactar na evolução do próprio negócio.

Se o cliente procurar o que determinado comércio vende e não encontrá-lo, vai acabar comprando da concorrência.

Nesse contexto, a loja virtual se traduz como uma oportunidade de crescimento, que aumenta as vendas e o número de clientes.

O aumento das vendas acontece porque aquele cliente que já conhece e confia em determinado estabelecimento, poderá ter acesso aos produtos dela em qualquer dia e horário.

Além disso, clientes e potenciais clientes podem ficar por dentro das novidades por meio de diversos canais, como as redes sociais.

Outro fator que aumenta as oportunidades de negócio é que a loja online não se limita a um espaço, região ou cidade. Por causa disso, é possível vender para o país todo e até mesmo para o exterior.

Pelo fato de aumentar as vendas, aquela velha crença de que as vendas da loja física vão diminuir fica para trás. Isso porque ter um endereço fixo também aumenta a credibilidade da marca.

Outro fato é que, ao comprar pela loja online e retirar na loja física, há grandes chances de o cliente se interessar por algum produto na hora e acabar comprando.

O proprietário pode usar um serviço de motoboy terceirizado para entregar a mercadoria com segurança, ou ainda disponibilizar a entrega na loja.

 

Como montar uma loja online?

 

Depois de entender os diversos benefícios que uma loja online traz para os varejistas, vamos falar um pouco sobre alguns pontos de atenção que envolvem esse processo. Os principais são:

  • Plataforma;
  • Pagamentos;
  • Segurança;
  • Marketing;
  • Suporte;
  • Backoffice.

A plataforma é uma das decisões mais importantes para quem quer ter uma loja online. Isso porque ela será a base da loja e tudo o que for construído usará ela como apoio.

Dessa forma, é importante que ela seja flexível, permitindo alterações, de acordo com a necessidade do negócio. É importante se atentar quanto ao design do site, que precisa ser responsivo, podendo ser acessado dos mais variados tipos de dispositivos.

Para isso, conte com a ajuda de uma empresa especializada em criação de loja online, para que você economiza tempo e dinheiro e tenha uma loja profissional!

No que diz respeito aos pagamentos, essa parte é importante para a saúde financeira da loja, seja esta uma loja de roupas ou de software para portaria virtual.

Existem três maneiras de receber pagamentos pela internet, que são:

 

1 – Intermediadores de pagamento

Uma opção simples, recomendada para quem está começando e que pode adiantar recebíveis, no entanto, é cobrada uma taxa.

 

2 – Gateways de pagamento

Uma solução mais robusta e de conexões estáveis. Cobram apenas uma taxa fixa por mês, mas serviços anti-fraude, por exemplo, ficam a cargo do lojista.

 

3 – Integração direta com adquirente

Indicada para quem tem mais experiência, permite negociações diretas com o adquirente sobre taxas, além de ajudar a controlar toda a experiência do usuário.

Existem algumas precauções que envolvem pagamentos pela internet, seja na hora de vender um eletrodoméstico ou banner colorido.

Isso porque pessoas fraudulentas podem usar um cartão de crédito roubado, fazer compras e depois o pagamento ser cancelado. Resultado: o lojista fica sem o produto e sem o dinheiro.

Diferente das lojas físicas em que a rede de adquirência se responsabiliza pela fraude, nas vendas pela internet quem se responsabiliza é o vendedor. Por isso, é importante pensar bem em qual método anti-fraude usar.

É importante se atentar à segurança, afinal, os clientes se preocupam com isso e porque devemos ter cuidado com os dados que captamos a cada compra.

Por isso, é importante destacar esse aspecto no site e, caso receba pagamentos diretamente na página, é obrigatório usar ferramentas de proteção de dados.

Além de escolher a plataforma, pensar nos meios de pagamento, no antifraude e na segurança, é preciso investir em marketing para atrair visitantes.

Para isso, é interessante que uma loja de agenda personalizada com logo ou qualquer outra invista em conteúdos que atraiam o público, publicações nas redes sociais, anúncios pagos e e-mail marketing.

Ao atrair novos clientes, é preciso oferecer todo o suporte necessário para eles, seja no pré ou pós-venda. Além disso, precisa contar com backoffice que acompanhe todo o processo de venda da loja online.

Esses processos envolvem recebimento de pedido, confirmação de pagamento, embalar a mercadoria, gerar a nota fiscal e enviar o produto. Toda essa verificação pode ser feita de maneira automática por meio de um sistema backoffice.

 

Importância de contar com uma empresa especializada

 

É fundamental contar com uma empresa especializada na construção de uma loja online, seja para vender vinho frutado branco ou qualquer outro produto ou serviço.

Essas empresas oferecem suporte em caso de problemas, mudanças ou outras necessidades. As plataformas pagas possuem divulgação personalizada, além de uma boa análise de acesso, conversões, vendas e outras informações.

Uma empresa especialista em loja online vai oferecer uma plataforma que se integre a todos os outros canais usados pela marca, como redes sociais e blogs, o que facilita ainda mais as vendas.

O custo benefício, por sua vez, é excelente, pois traz excelentes retornos em comparação aos investimentos.

 

Conclusão

 

Estamos vivendo na era digital, e com ela, as pessoas buscam comprar tudo o que precisam, de panfleto inauguração a utensílios para pets, pela internet.

Dessa forma, elas têm acesso a mais comodidade, conforto e podem fazer suas compras de qualquer lugar e a qualquer dia e momento.

Não existe restrição de horário, filas, dificuldade para encontrar produtos, dentre outras situações comumentes em espaços físicos. Por isso, as vendas online estão crescendo a cada dia, exigindo uma adaptação por parte dos negócios.

Ter uma loja virtual, além da loja física, é a melhor maneira de acompanhar todas essas mudanças para gerar oportunidades e número de venda nunca vistos antes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.