O Instagram Ads pode ser uma ótima alternativa para alavancar suas publicações na rede social de lifestyle. Isso porque, muitas vezes, você precisa de um resultado rápido para suas interações.

Criar conteúdo no Instagram é uma estratégia que muitas empresas têm utilizado para conseguir um bom retorno em vendas e em reconhecimento. Afinal, a rede social é uma das que mais cresce em quantidade de usuários.

Uma publicação no Instagram funciona como um flyer digital de sua empresa, apresentando um conteúdo que leve os clientes a acessarem sua loja.

Todos os dias, milhares de novos usuários acessam a plataforma, prontos para receber uma série de materiais interessantes e que chamam sua atenção. Por isso, muitas empresas decidiram partir para a rede social como criadores de conteúdo.

Isso é, inclusive, incentivado pelo Instagram, que oferece diversos benefícios e oportunidades para empresas que criam contas comerciais no aplicativo.

Isso inclui relatórios e análises de qualidade de seu conteúdo, engajamento e a opção de impulsionar suas publicações. Dentre as possibilidades de engajamento, podemos citar:

  • Feed de notícias;
  • Stories;
  • Reels;
  • Live stream.

O foco de sua estratégia de marketing digital deve ser a criação de um conteúdo que fidelize os clientes, com assuntos interessantes e que faça as pessoas acompanharem o que você publica. Entretanto, isso leva tempo.

Por isso, é importante pensar na alternativa do Instagram Ads, uma forma de impulsionar as publicações para que elas alcancem um público muito maior em menos tempo.

Esse tipo de resultado é ótimo para uma página que está iniciando suas atividades, como uma papelaria que vende papel timbrado de empresa e deseja se promover na rede social.

Isso porque conteúdos como estes acabam gerando maior engajamento, e podem ser limitados especificamente para seu público-alvo, colocando a região que você deseja engajar-se, faixa etária e outros limitadores.

Assim, você garante que seu público será o foco da campanha e atrai muito mais pessoas interessadas em consumir seu conteúdo.

 

O que são estes anúncios?

 

O Ads, abreviação para o termo em inglês Advertisement, trata-se de publicações que seguem o mesmo formato de qualquer outra de fotos ou vídeos, e o investimento realizado faz com que estes posts alcancem um público maior.

A tag “patrocinado” é exibida logo abaixo da foto, identificando para o cliente o que ele está consumindo. Dessa forma, nenhum usuário do Instagram pode alegar que não sabia que se tratava de um anúncio pago para a plataforma.

Assim, estas pessoas que acessaram seu conteúdo sobre aula para habilitado têm a mesma possibilidade de qualquer outro usuário ao interagir com o conteúdo, seja através de curtidas e comentários ou através de interações mais próximas, como mensagens privadas.

Logo, se o usuário não seguia sua página, esta é uma das opções que aparece para ele. Além disso, você consegue colocar links para fontes externas de conteúdo.

Caso você esteja vendendo algum produto em seu e-commerce e gostaria de redirecionar o público para a sua página, esta é uma excelente opção. O foco na produção destas propagandas ainda é o cliente, e por isso, ele deve decidir se aquilo é bom ou não para ele.

Assim, você será capaz de apresentar detalhes importantes sobre sistemas de automação residencial que possíveis clientes podem procurar.

Através do feedback, ainda é possível solicitar para que a propaganda se oculte e identifique o porquê desta escolha. Desse modo, você conseguirá compreender o que pode ter dado errado e planejar abordagens diferentes para cativar o público.

 

Por que investir no Instagram Ads?

 

Existem muitas vantagens em aplicar esta prática para sua empresa. O aumento imediato da visibilidade permite que muitas outras pessoas comecem a descobrir seu trabalho, consequentemente aumentando o número de clientes.

Além disso, você consegue aumentar seu engajamento junto a rede social e encaminhar os usuários para seu site, seja ele institucional ou uma loja virtual, o que possibilita uma série de novos caminhos.

Um serviço de iluminação para evento precisa saber se autopromover, e as redes sociais, em especial os anúncios, têm sido um excelente apoio para esse tipo de estratégia.

O Instagram tem sido uma das redes mais procuradas por usuários do mundo inteiro, apresentando resultados expressivos de crescimento a cada ano. Estas pessoas são todas clientes em potencial, que podem acabar engajando-se muito melhor com a marca.

Uma vez que os usuários estão se engajando em novas funcionalidades e práticas do Instagram, que possui uma equipe criativa muito ativa e que o tempo todo pensa em inovações para aplicar à rede social.

Inclusive, no começo da aplicação, apenas grandes empresas, com números expressivos de seguidores, podiam fazer propagandas. Entretanto, o aplicativo tem o objetivo de conectar pessoas e marcas, e logo a possibilidade de anúncios começou a se espalhar.

Hoje, qualquer empresa, mesmo uma gráfica de impressão de banner ou qualquer outro porte, pode contratar os serviços de impulsionamento do Instagram para conseguir atingir mais usuários. Entretanto, não basta aparecer no feed de notícias das pessoas.

Para garantir que a propaganda surtirá efeito, é preciso pensar em estratégias inteligentes de marketing e conquistá-las com conteúdo criativo e interessante. As pessoas tem que gostar do que você publica para começar a te acompanhar.

Quanto mais material de qualidade você produzir, mais usuários acabarão acessando seu conteúdo por conta do Ads. Depois disso, muitas destas pessoas acabarão acompanhando de forma mais rotineira seu perfil.

Esse tipo de ação é ideal para cativar os clientes e apresentar um produto ou serviço que você deseja vender. Isso porque as pessoas começarão tendo um contato direto com sua marca, que pode se desenvolver em um relacionamento entre consumidor e empresa.

Até mesmo conteúdos específicos, como um curso atmosfera explosiva, podem ser impulsionados na rede para atrair mais interessados.

A própria ferramenta do Instagram possibilita o estudo de tendências e de mercado através de suas publicações profissionais, voltadas para empresas de todos os portes. Além disso, ela disponibiliza um guia de anúncios para que você possa explorar o melhor desta função.

 

Como fazer meu anúncio?

 

Alguns detalhes podem fazer a diferença em sua publicação. Para conseguir o máximo de retorno sobre o investimento (ROI) em uma publicação impulsionada, você deve se atentar a alguns detalhes.

A utilização de um texto na imagem não é recomendada, mas se você precisar colocar alguma informação especificamente, pode usar até 20% da área utilizada para textos.

Além disso, é importante se atentar a alguns detalhes com relação a resolução. Quanto maior, mais especial ela ficará no anúncio.

Entretanto, se você pretende colocar o anúncio no feed, o ideal é que a imagem seja em um formato quadrado, para não cortar pontos importantes da imagem.

O tamanho do arquivo também deve ser levado em conta, uma vez que não deve ser pesado e difícil de carregar. Quanto mais você conseguir explorar dentro desses recursos, mais alcance seus anúncios terão.

Caso opte por fazer vídeos, é fundamental que eles não ultrapassem 120 segundos. Ainda assim, a atenção de pessoas, principalmente aquelas que ainda não conhecem seu conteúdo, é recomendado fazer um vídeo curto, de no máximo 15 segundos.

Assim, você pode criar um conteúdo rápido sobre topografia para arquitetos, que alcance seu público-alvo de forma inteligente.

Isso é o suficiente para atrair a atenção dos usuários e conseguir uma identificação muito maior com os clientes que você precisa alcançar. O impulsionamento é uma ótima maneira para isso, então, a criação de um conteúdo exclusivo é o ideal.

Algumas pessoas utilizam o carrossel para conseguir um anúncio mais completo. O limite é de 10 imagens, como em qualquer outra publicação. É essencial que uma imagem chame a atenção para a próxima, fazendo com que o cliente acompanhe todo o seu conteúdo.

Além disso, há um investimento a ser aplicado para que seu anúncio tenha um bom alcance, podendo ser o orçamento vitalício, que é um valor para a duração de toda a campanha, e o orçamento diário, do qual é investido um valor por dia.

Os valores variam de acordo com o tipo de campanha escolhido e com o tipo de segmentação. Conforme mais orçamento é investido, mais possibilidades de aumento de alcance e previsão de cliques por dia no anúncio podem ocorrer.

 

Engajando melhor o seu público

 

Uma publicação patrocinada pelo Instagram Ads ainda é uma publicação no seu feed de notícias. Por isso, é possível criar uma série de engajamentos com seus anúncios, que dependem do seu tipo de comunicação e do que você deseja ativar no público.

Dessa maneira, é importante criar um conceito de publicação dentro da parte visual do aplicativo. Isso porque, apesar de existir a área de legenda para as imagens, o grande forte do Instagram são os conteúdos visuais, portanto, você deve se atentar a esse ponto.

Uma boa produção para suas imagens ou vídeos acaba sendo muito mais interessante para um anúncio do que explorar o campo da legenda, uma vez que muitas pessoas vão se aproximar mais de seu conteúdo por conta disso.

 

Considerações finais

 

O Instagram é uma importante ferramenta de interação para qualquer empresa. Por isso, é fundamental pensar no suporte que você consegue com as ferramentas disponibilizadas pelo próprio aplicativo.

Por isso, para que você consiga criar um ambiente adequado e formar um público maior com seu conteúdo, o ideal é investir no Instagram Ads para conseguir um retorno direto e rápido. Afinal, essa função é capaz de aumentar seu espaço na rede social.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.