Avaliar o desempenho de uma empresa envolve uma série de fatores. Uma maneira efetiva de realizar essa avaliação é acompanhar os chamados indicadores de desempenho.

Visto que ter informações seguras de que suas estratégias de marketing estão funcionando é primordial para guiar os próximos passos da empresa.

Sendo assim, os indicadores de desempenho fazem parte dessa categoria de informações.

No texto a seguir, você irá conhecer a definição dessa ferramenta, sua importância para os negócios, e as categorias de indicadores.

 

O que são indicadores de desempenho?

 

Os indicadores de desempenho (também chamados de KPI ou Key Performance Indicators) são dados utilizados para analisar o impacto de uma campanha ou estratégia de marketing digital.

Alguns exemplos de indicadores são:

  • Custo de aquisição de leads;
  • Taxa de abandono de páginas;
  • Número de compartilhamentos;
  • Número de conversões mensais.

O meio digital traz consigo muitas oportunidades de negócio. Ter em mãos esses dados auxilia a empresa a identificar quais ações estão dando certo e quais precisam ser aprimoradas ou repensadas completamente.

Acompanhando os KPI, é possível identificar novas oportunidades de negócio, saber quais objetivos foram alcançados e de que forma a marca se situa no mercado.

 

Qual a importância deles?

 

Imagine que o departamento de marketing da sua empresa pediu um orçamento maior para as campanhas de Instagram Ads.

Antes de liberar mais dinheiro, é preciso ter certeza de que as campanhas estão surtindo efeito. Com os indicadores em mãos, essa tomada de decisão terá uma base mais concreta.

Eles também são úteis para mostrar na prática o quanto cada uma das ações aplicadas está rendendo para o seu negócio.

Dessa forma, identificar o que precisa ser melhorado e o que precisa ser mantido se torna uma tarefa mais ágil. Isso faz toda a diferença na dinâmica produtiva da empresa.

A gestão de pessoas também é beneficiada. Definindo objetivos bem delineados e dividindo cada função, os profissionais têm mais clareza quanto ao que se espera deles e ficam mais motivados.

É importante destacar que KPI e métricas têm uma diferença. Ambos são indicadores de gestão, mas as métricas são informações que dizem respeito ao negócio, e os KPI resultam de ações tomadas a partir das métricas.

 

Exemplos de indicadores de desempenho

 

Os tópicos acima buscaram detalhar para você o que são os Key Performance Indicators e qual é a importância deles para os negócios.

Portanto, continue lendo para conhecer  e como aplicá-los na sua empresa.

 

Ticket médio

Esse indicador é o valor médio que cada cliente gasta em cada compra. Podemos determinar esse valor dividindo o número de vendas em um período pelo número de clientes.

O ticket médio também é interessante para mensurar a produtividade dos vendedores. Nesse caso, basta dividir o número de vendas pelo número de vendedores.

 

Índice de lucratividade

O índice de lucratividade talvez seja o indicador mais tradicional. Acompanhar o lucro da sua empresa é imprescindível para manter tudo funcionando.

O lucro do empreendimento inclusive determina quais possibilidades de marketing estão abertas.

Ações como anunciar no Google Ads dependem diretamente do valor do investimento que a empresa pode fazer na plataforma.

 

Conversões

A taxa de conversão revela quantos clientes foram convertidos em relação ao total de visitantes abordados.

Divida esses dois fatores e multiplique por 100 para ter a porcentagem exata desse indicador.

A partir disso, é possível estudar formas de aumentar ou manter a taxa de conversão, o que pode incluir mudanças na abordagem dos vendedores, melhor capacitação sobre como funciona o Facebook Ads e novas estratégias de marketing.

 

Market Share

Você precisa saber com clareza o que seu empreendimento representa no ramo em que está inserido.

Para ter uma noção numérica desse dado, divida seu faturamento pelo faturamento total da área em que você atua e multiplique o resultado por 100.

Essa conta é importante para que você e sua equipe tenham uma visão mais ampla do que a empresa representa para o mercado como um todo.

 

Retorno sobre Investimento

O Retorno sobre Investimento (ou ROI) é um dado que indica quanto cada ação está rendendo monetariamente para a empresa.

Basta subtrair o custo das ações em questão pela receita da empresa e dividir o resultado pelo custo. Assim, você descobre se o investimento valeu a pena ou não.

 

Cuidado com as métricas de vaidade

 

As redes sociais oferecem uma série de métricas que podem atrapalhar suas estratégias. É o que se denominou de métricas de vaidade.

Informações como número de seguidores, curtidas, compartilhamentos e visualizações podem a princípio te convencer de que sua marca tem um bom posicionamento na web.

Contudo, nenhuma delas garante que seus produtos e serviços estão realmente sendo analisados e consumidos pelas pessoas. Por isso, tenha cuidado.

Os KPI dizem muito sobre a relevância de uma empresa no mercado, esteja atento a eles para fazer bons negócios.