As ferramentas de automação de marketing simplificam os processos e os tornam mais escaláveis e eficazes. Hoje em dia, inclusive, é praticamente impossível falar de Marketing Digital sem falar da sua possibilidade de automação.

Há um número muito grande de pessoas usando a internet diariamente, e o marketing online traz consigo inúmeras estratégias para que possamos atrair esses usuários para um negócio.

Mesmo que você não use todas elas, uma boa parte certamente será utilizada e fazer isso com qualidade sem o uso da tecnologia é praticamente impossível.

A automação de marketing ajuda as empresas a atingirem seus potenciais clientes com qualidade e de maneira personalizada. É, inclusive, uma forma de evitar os trabalhos manuais e, consequentemente, possíveis erros.

O planejamento de marketing de uma marca implica em muitas ações, como publicações no blog, atualização de site, envio de e-mails, interação nas redes sociais, atendimento ao cliente, criação de anúncios, entre outros.

Além disso, a empresa precisa mensurar os resultados e avaliar o que vale a pena ou não mudar e investir, não importando se a empresa é uma Barraquinha de mini pizza para festa ou uma multinacional.

Fazer tudo isso manualmente exige uma equipe enorme, ou um software que dá conta de organizar tudo. Está na dúvida sobre qual modo é o melhor para você? É exatamente sobre isso que vamos falar aqui. Acompanhe!

 

O que é automação de marketing?

 

Automação de marketing é o emprego da tecnologia para trabalhar de maneira escalada e aumentar os resultados de uma companhia.

Assim como existe, por exemplo, um software de restaurante com comanda eletrônica que agiliza o pagamento para os clientes e empresas, há também softwares destinados a identificar, acompanhar e agir de maneira personalizada com o público-alvo.

Isso melhora o relacionamento com os clientes e, consequentemente, as vendas. Para entender esse conceito, basta pensarmos na rotina de uma equipe de marketing digital. Eles têm muitos afazeres, como:

  • Publicar novos conteúdos;
  • Divulgar nas redes sociais;
  • Gerar leads;
  • Criar formulários;
  • Mensurar resultados.

Ainda existem ações mais complexas que demandam um volume maior de trabalho das equipes de marketing. É difícil fazer todos esses processos funcionarem corretamente de forma manual.

Sem falar que, quanto mais a empresa cresce, como uma imobiliária especializada na locação de sala de reunião pequena, maior será a sua rede de contatos e clientes.

Um trabalho automatizado reduz erros, esquecimentos e aumenta a produtividade. Essa tecnologia permite fazer agendamento de postagens, disparo de e-mail, qualificação de leads e mensuração de resultados, entre outras possibilidades.

Se a empresa consegue realizar todas essas tarefas, sem erros e ainda de maneira personalizada, conseguimos entender o quanto a automação de marketing é importante para os negócios.

 

Funcionalidades da automação de marketing

 

Ao adotar uma ferramenta de automação, as empresas têm acesso a diversas funcionalidades que colaboram com suas estratégias de marketing. São elas:

 

1. Mídias sociais

 

No Marketing Digital, produzir conteúdo é tão importante quanto divulgá-lo. Isso depende de tempo e dinheiro e, hoje em dia, as mídias sociais são fundamentais nesse processo.

A dificuldade está em publicar na frequência ideal e ainda acompanhar seus resultados. Só que se uma oficina de funilaria e pintura usar uma ferramenta de automação, a probabilidade de ela conseguir agendar suas postagens nas redes sociais é muito maior.

Além disso, é possível monitorar as curtidas, comentários e compartilhamentos, bem como os cliques, além de pode avaliar as interações dos usuários.

 

2. Call to Action (CTA)

 

Essas chamadas para ação ajudam a atrair a atenção do visitante e mostram para ele as ações que deve seguir. Para usar essa estratégia, basta aplicá-la em formato de botão, imagem ou texto.

Tal estratégia convida o visitante a baixar um material em troca de algumas informações, assinar uma newsletter, realizar chamada, entrar em contato etc.

 

3. Fluxos de nutrição

 

Os fluxos de nutrição são parte complementar do e-mail marketing (que falaremos mais adiante) e sua função é disparar uma sequência de mensagens com o objetivo de melhorar o relacionamento entre a empresa, como uma de pintura para carros, e seus clientes.

Além de reduzir os leads gerados, reduz o ciclo de vendas e, juntamente com uma ferramenta de automação, programa o envio de e-mails em datas e horários específicos, envia lembretes aos clientes e dispara mensagens após uma visita.

 

4. E-mail marketing

 

O e-mail é um excelente canal para divulgação de conteúdo para qualquer marca, por isso, é uma das funcionalidades mais importantes das ferramentas de automação.

Ao configurá-la, conseguimos disparar em massa conteúdos como newsletters, promoções, etc. Ainda permite personalizar as mensagens como o nome do destinatário, o que deixa o e-mail com aspecto mais íntimo e exclusivo.

 

5. Landing pages

 

Uma empresa de fretado de van ou qualquer outra precisa de uma landing page para converter as pessoas que visitam suas páginas em leads. Isso é feito por meio de ações como:

  • E-books;
  • Webinários;
  • Planilhas;
  • Descontos;
  • Testes.

Além delas também são automatizadas as thank you pages, que são páginas que vêm logo em seguida ao preenchimento do formulário.

Além de criar essas páginas, uma ferramenta de automação permite que tudo seja feito por meio de um esquema de “arraste e solte”, facilitando o processo e dispensando a necessidade de um programador.

 

6. Gerar leads

 

Qualquer organização precisa gerar leads para ter um bom desempenho em suas estratégias de Inbound Marketing.

Nas ferramentas de automação, essa ação precisa contar com estratégias já mencionadas, como o CTA e as landing pages.

Outra ação que faz parte desse processo e que também é uma funcionalidade as ferramentas de automação é a criação de formulários.

São eles que capturam os dados dos leads e seus campos precisam ser construídos de forma direcionada.

A ferramenta define quais são os dados essenciais, o que ajuda a aumentar o banco de dados da empresa.

 

7. Análise e acompanhamento de métricas

 

Outra funcionalidade da automação é analisar e acompanhar as métricas, essencial para avaliar os resultados e identificar ações que funcionem ou não.

As ferramentas produzem relatórios com informações detalhadas e confiáveis, bem como gráficos e comparações automáticas que facilitam as tomadas de decisão relacionadas às estratégias de marketing digital.

 

Benefícios e resultados da automação

 

Quando uma empresa, como uma gráfica de cartão de visita preto e branco escolhe automatizar as suas ações de marketing, ela obtém resultados que podem ser considerados verdadeiros benefícios.

Por exemplo, um deles é conseguir nutrir leads que ainda não estão prontos para comprar, situação corriqueira no dia a dia das organizações. São várias as situações que levam a essa realidade, como falta de dinheiro no orçamento.

Independentemente de qual seja a razão, a empresa nunca deve abandonar esse lead, uma vez que ele pode vir a realizar uma compra em breve. Seu papel, agora, é nutri-lo para fortalecer o relacionamento com ele, manter-se em sua mente e amadurecê-lo ainda mais.

Com uma boa ferramenta de automação, uma empresa de entrega de moto, por exemplo, consegue estruturar um bom relacionamento com esses leads que ainda não estão prontos.

O funil de vendas também torna-se mais eficiente, pois com base em informações a respeito do comportamento do usuário, uma ferramenta de automação sabe em qual estágio de compra ele está e quais são os seus interesses.

Por isso o pipeline se movimenta mais rapidamente, levando um número considerável de pessoas para a etapa da conversão em vendas.

As ferramentas de automação também possibilitam uma comunicação mais personalizada, já que são capazes de segmentar os leads de acordo com vários critérios, como empresa, cargo, segmento, entre outros.

Essa segmentação consegue melhorar a comunicação, possibilitando que as personas percorram diferentes caminhos, e não apenas aquele pré-determinado.

Como consequência, o relacionamento com o cliente se torna mais eficiente, fazendo com que cada etapa da jornada de compra seja valiosa para ele.

A automação, da mesma forma, evita o que chamamos de “trabalho recorrente no marketing”, em que tudo precisa ser ajustado e começado do zero, principalmente no que diz respeito à preparação do lead.

Tendo o marketing automatizado, uma empresa de pintura externa, por exemplo, não precisa ficar focada o tempo todo em fazer o relacionamento com o lead ou em fazer o cliente crescer.

Outro resultado alcançado e que também pode ser considerado um benefício é a redução do ciclo de vendas. Isso acontece porque o trabalho de preparação é feito pelo sistema, o que possibilita que os vendedores recebam leads na última etapa de compra.

O cliente não vai passar muito tempo pensando ou argumentando com o vendedor, porque não tem muitas dúvidas e suas objeções são praticamente nulas.

O vendedor, então, acaba assumindo o papel de ajudar o lead a encontrar a melhor opção para a solução do seu problema.

 

Conclusão

 

Automatizar as estratégias de marketing digital é vantajoso para qualquer negócio, uma vez que esse tipo de marketing deve ser prioridade de toda organização.

Com ele, mais do que divulgar a marca, seus produtos e serviços, é possível fortalecer o relacionamento com o cliente e melhorá-lo de muitas maneiras, sem perda de tempo, erros ou desperdício de investimentos.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.