As redes sociais são plataformas cada vez mais indispensáveis para empresas que desejam se destacar no mercado. No Facebook, há um recurso bastante importante e que pode fazer a diferença na publicidade de um negócio: o Facebook Ads.

 

Com mais de 2 bilhões de usuários e cerca de 60 milhões de contas corporativas ativas, o Facebook é uma das principais redes do momento. Sua estrutura se mantém como uma das mais interessantes para as companhias que desejam crescer no mundo virtual.

 

Quem navega na plataforma sabe que lá é possível desfrutar de uma série de recursos, seja para falar com amigos, para compartilhar postagens, para ler notícias ou para acompanhar de perto as suas marcas preferidas do mercado.

 

Ao deslizar a barra de rolagem para consumir os conteúdos presentes no feed de notícias, é comum que o usuário seja impactado por diferentes tipos de anúncios, de modo que uma empresa de motoboys pode utilizar o espaço do Facebook para fazer a sua divulgação ali.

 

Assim, ao apostar nesse tipo de publicidade, o estabelecimento consegue ter uma boa visibilidade, justamente porque os anúncios permitidos pela plataforma podem ser vistos por um grande número de pessoas, sempre que elas estiverem navegando no Facebook.

 

Dessa maneira, tornou-se bastante comum que empresas dos mais variados segmentos encontrem na rede social uma solução para ganhar visibilidade e encontrar o seu público-alvo de maneira mais assertiva.

 

Tudo isso se dá pela estrutura do Facebook Ads, que é constantemente aprimorada para oferecer aos seus clientes as melhores soluções em termos de divulgação e de crescimento na plataforma.

 

Não à toa, a ferramenta se transformou em uma necessidade para o desenvolvimento de boas estratégias de marketing digital, e pode ser responsável por impactar de maneira positiva a audiência de uma marca.

 

Se você é usuário do Facebook e quer encontrar formas de otimizar os resultados que a sua empresa conquista na plataforma, é fundamental conhecer melhor o Facebook Ads e as vantagens que ele apresenta.

 

Sendo assim, siga na leitura deste conteúdo e entenda como a ferramenta funciona e quais tipos de anúncio ela oferece para estabelecimentos dos mais variados nichos e tamanhos.

 

O que é o Facebook Ads?

 

Existem várias formas de fazer a publicidade de uma empresa. Ela pode fazer a encomenda de um banner de lona e fixá-lo em uma determinada área ou utilizar anúncios virtuais para tornar a sua marca mais conhecida.

 

Mesmo que o marketing em formato online não exclua o offline, é inegável que a presença virtual de um estabelecimento se tornou indispensável para o sucesso de uma companhia nos tempos atuais.

 

Nesse cenário, com o crescimento da demanda pela publicidade digital, as redes sociais não poderiam ficar para trás, principalmente por terem se tornado locais de grande acesso de usuários em diferentes períodos do dia.

 

É a partir dessa necessidade que surge o Facebook Ads, a ferramenta de marketing do Facebook especializada na postagem de anúncios de diferentes tipos, que trazem como resultado a visibilidade de uma marca dentro da plataforma.

 

Assim, uma companhia que trabalha com o oferecimento de refeição para empresas, por exemplo, consegue se tornar conhecida pelos seus potenciais clientes e, com isso, fechar novos contratos e parcerias.

 

Para tanto, é necessário se cadastrar na plataforma e configurar um anúncio, seguindo um dos principais objetivos de publicidade possíveis no Facebook, que são:

 

  • Reconhecimento de marca;
  • Aumento de vendas;
  • Divulgação de aplicativo;
  • Impactos regionais;
  • Geração de cadastros/leads;
  • Redirecionamento para aquecer a lista de clientes.

 

O Facebook Ads pode ser utilizado para diferentes tipos de estratégias. O reconhecimento de marca é uma delas, e pode ser fundamental para que uma empresa conquiste a confiança e se torne mais conhecida ao apostar na divulgação dentro da rede.

 

Além disso, um anúncio na plataforma pode ter o intuito de aumentar as vendas de um vinho branco argentino, uma vez que várias pessoas que possuem o interesse em adquiri-lo podem ser impactadas pela divulgação do produto.

 

Também é comum que o Facebook Ads seja utilizado para promover um aplicativo entre os usuários, o que faz com que o número de downloads aumente de maneira considerável.

 

Outro benefício dos anúncios da rede é o impacto regional, o que quer dizer que um anúncio pode ser configurado para ser exibido para pessoas próximas do estabelecimento, alcançando quem está pelas redondezas.

 

A geração de cadastros ou leads é mais um dos recursos oferecidos pelo Facebook Ads, e é capaz de ser bastante interessante para quem está construindo uma lista de contatos com a intenção de trabalhá-la em um funil de vendas.

 

Por fim, o redirecionamento para aquecer a lista de clientes é um meio de impactar pessoas que já fizeram um pedido na sua empresa, de modo a movimentar a carteira de compradores e fazer com que eles saibam das novidades do seu negócio.

 

Sendo assim, usar o Facebook Ads é uma forma prática e dinâmica de promover um pacote de buffet festa de 15 anos, de aumentar a visibilidade do estabelecimento, de gerar novos leads ou de alcançar pessoas próximas do local de modo simples, eficaz e benéfico.

 

Tipos de anúncio do Facebook Ads

 

Mesmo que seja feito em um ambiente virtual, o anúncio oferecido pelo Facebook pode ser realizado em diferentes tipos, que podem ser escolhidos de acordo com as estratégias da empresa.

 

Sendo assim, é importante conhecer os principais formatos, de modo que seja possível escolher aquele que faça mais sentido para o seu negócio.

 

1 – Anúncio em foto

 

Uma gráfica que queira oferecer o seu serviço de confecção de panfleto pizzaria, por exemplo, pode apostar no anúncio em foto, onde o usuário do Facebook é impactado por uma imagem durante a sua navegação no feed.

 

Para esse formato, é necessário escolher uma boa imagem e fazer uma descrição, sendo este bastante escolhido pelos anunciantes.

 

2 – Anúncio em vídeo

 

Os anúncios por vídeo são cada vez mais comuns no Facebook, e podem ser utilizados para uma comunicação mais explicativa para os usuários.

 

Seguindo o mesmo exemplo do tópico anterior, uma gráfica que queira mostrar o seu controle de qualidade nos processos de impressão de panfleto para hamburgueria pode apostar na criação do material e publicá-lo na plataforma para atingir mais pessoas.

 

3 – Anúncio nos Stories

 

Os Stories se tornaram elementos fundamentais das principais redes sociais. Eles se tratam de um tipo de anúncio dinâmico, integrativo e bastante interessante.

 

Isso porque eles ocupam a tela inteira no momento da exibição, e podem ser vistos por várias pessoas entre os intervalos de Stories de amigos seguidos no Facebook.

 

4 – Anúncio em carrossel

 

O anúncio em carrossel está ganhando adeptos de vários segmentos, mas torna-se indispensável para quem trabalha com um catálogo de produtos ou serviços.

 

Ele acomoda até 10 vídeos ou fotos por anúncio, e justamente por isso acaba não apenas encantando, mas facilitando as campanhas de uma marca que possui um portfólio e quer aproveitar a publicidade para divulgar diferentes itens.

 

Esses são apenas alguns dos principais tipos de anúncios oferecidos pelo Facebook Ads, de modo que encontrar aquele que atende de maneira mais específica o objetivo da sua empresa é fundamental para ter maior retorno na publicidade do seu negócio.

 

Por isso, não deixe de conhecer os principais formatos e selecione aquele que possui as configurações mais assertivas para a divulgação que você deseja realizar.

 

As vantagens e a importância do Facebook Ads

 

Considerando que cada vez mais pessoas migram para as redes sociais e utilizam os recursos oferecidos por elas para uma série de atividades comuns do dia a dia, marcar presença nestas plataformas é essencial.

 

Sendo assim, ao escolher atuar no Facebook, é indispensável investir no Facebook Ads, seja para oferecer a impressão de cartão de visita preto e branco ou para fortalecer a marca, sendo esta última cada vez mais importante para o marketing de um negócio.

 

Há várias vantagens para apostar neste recurso. Afinal, é possível configurar o anúncio para ser exibido para usuários que possuam interesses relacionados ao seu nicho, segmentando e, assim, impactando o público certo na plataforma.

 

Isso não só traz resultados mais eficazes, como também ajuda qualquer empresa a realizar ações de publicidade coerentes com o seu momento atual.

 

Nesse cenário, é possível dizer que o Facebook Ads se torna de suma importância dentro do planejamento do marketing digital de um negócio, uma vez que permite a elaboração de estratégias voltadas para a atuação no Facebook.

 

Em conjunto com outros tipos de ação, o retorno colhido com essa divulgação nas redes é potencializado e tende a se transformar em uma ferramenta fundamental para uma empresa, principalmente em tempos onde a internet facilita diferentes tipos de atividades.

 

Sendo assim, se você ainda tinha dúvidas sobre investir no Facebook Ads como uma forma de aumentar os resultados da sua companhia, saiba que essa pode ser uma decisão de grande impacto para a sua companhia.

 

Por isso, não deixe de apostar nos recursos oferecidos pelo Facebook e tenha a certeza de promover o seu negócio de forma otimizada e eficaz.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.