O design está presente em praticamente tudo que vemos em nosso dia a dia. Seja na produção de um utensílio doméstico, na disposição dos móveis em casa, ou na simples decoração de um objeto, ele é capaz de criar formas criativas e funcionais.

Em pouco tempo, com o avanço digital e tecnológico, o design foi incorporado pela internet, tornando-se peça fundamental para a construção de sites, ativos de marketing e publicidade online.

Afinal de contas, até para a produção de um banner colorido exposto em blogs, o trabalho do designer é indispensável.

No artigo de hoje, saiba mais sobre a importância do design ao criar o seu site e o que deve ser levado em conta na construção de uma página web. Acompanhe a leitura!

 

5 vantagens em ter um design atrativo para o seu site

 

Já imaginou entrar em um site confuso, com um visual poluído e pouco intuitivo? Isso pode ocorrer em páginas que não investem em um design agradável para o seu ambiente.

Até mesmo para a confecção de painel em ps o design é indispensável – e isso não seria diferente para os websites, visto que os elementos visuais são os grandes responsáveis pela atração do público.

Para termos uma ideia, uma pesquisa realizada pela 3M mostrou que 32% dos profissionais de marketing acreditam que os materiais visuais são os recursos mais importantes para a divulgação de conteúdo.

Além disso, 65% das informações visuais são lembradas pelo público, de acordo com a Brain Rules. Ou seja, o design faz com que a sua marca tenha reconhecimento.

A seguir, separamos algumas das principais vantagens do investimento em design para o seu site. Confira!

 

1 – Vende mais

 

Quanto mais atrativo for o seu site, maior é a probabilidade de vendas para a sua empresa.

Para e pense: quantas vezes você já não comprou um produto, pois ficou atraído(a) pelos rótulos em inglês? Provavelmente muitas!

Nos sites, a dinâmica é a mesma. Só que “mais atrativo” não refere-se apenas às imagens, mas todo o design do projeto, incluindo a presença de páginas intuitivas, fáceis de navegar e com conteúdo relevante.

Até porque o excesso de informações também é prejudicial. Por isso, o trabalho do designer vai muito além da aplicação de cores e formatos na sua página web.

 

2 – Transmite profissionalismo

 

Embora a internet tenha avançado muito em termos de criptografia e segurança, ainda há o risco de golpes online.

Por esse motivo, muitas pessoas ficam receosas em acessar certos sites, principalmente quando as páginas não transmitem profissionalismo.

Isso pode ser ainda mais prejudicial quando se trata de uma empresa. Afinal, as pessoas têm mais segurança em fechar negócio de conserto apple watch com um empreendimento com um site bem diagramado, do que com uma página confusa.

 

3 – Melhora o rankeamento no Google

 

O web design também influencia diretamente no rankeamento do seu site no Google.

Ou seja, ter um ambiente intuitivo, limpo e com uma estrutura atrativa faz parte das técnicas de SEO (Search Engine Optimization), ou otimização para os mecanismos de busca.

Aqui, é importante não apenas investir no design visual, mas promover a responsividade do seu site. Desse modo, ele pode ser acessado por todo tipo de dispositivo móvel, independentemente do tamanho da tela.

Assim, a sua página é facilmente rastreada pelo Google, melhorando a classificação do site entre os resultados de pesquisa. Como consequência, é possível aumentar o tráfego orgânico e as chances de conversão.

 

4 – Diminui a taxa de rejeição

 

Muitos empreendimentos digitais tendem a sofrer com a taxa de rejeição, que nada mais é quando um usuário desiste de comprar algo no seu site, ou então permanece pouco tempo navegando na página.

Isso pode ocorrer por muito motivos, podendo ser também algo diretamente relacionado com o design.

Imagine, por exemplo, procurar o site de uma oficina mecânica de caminhão e se deparar com uma página pouco intuitiva, de carregamento lento e com vários elementos visuais que atrapalham a leitura. É bem provável que você desista de navegar naquele ambiente.

O usuário tem a mesma percepção. Por conta disso, é fundamental investir em um bom design, para diminuir a taxa de rejeição e, desse modo, ampliar as chances de venda.

 

5 – Aumenta o reconhecimento da marca

 

Todas essas vantagens citadas acima ajudam a promover o reconhecimento da sua marca no mercado. Desse modo, quanto maior é a popularidade, maiores são as vendas.

Além disso, o reconhecimento é uma forma de obter destaque perante a concorrência. É bem comum que as pessoas prefiram fechar um negócio de restauração de piso porcelanato, por exemplo, com empresas de renome.

O reconhecimento também é uma boa forma de melhorar a classificação do seu site no Google. Hoje já se sabe que obter um rankeamento favorável é sinônimo de sucesso.

Por esse motivo, o reconhecimento é um dos principais objetivos quando se olha para a importância do design ao criar um site.

 

Como criar um design para o seu site

 

O principal objetivo do design para o seu site é mostrar a essência da empresa através das imagens, incluindo o logo, a escolha das cores, a tipografia e outros fatores estéticos fundamentais para a composição da página.

Além disso, o web design também deve respeitar a identidade visual da empresa, mantendo o mesmo padrão de panfletos, cartões de visita e outras formas de divulgação, fazendo uma ponte entre o online e o offline.

Conte com uma empresa especializa em criação de sites para te ajudar e tenha em mente as seguintes dicas:

 

1 – Cuidado com o excesso

 

O excesso na web é extremamente prejudicial – e isso vale tanto para o emprego de muitos elementos gráficos, quanto a falta.

Ou seja, cores muito contrastantes ou uma página monocromática podem afastar os usuários, por isso, é necessário encontrar o equilíbrio.

Algumas dicas para você acertar no visual do seu site são:

  • Escreva o título principal com 8 palavras, no máximo;
  • O subtítulo deve ser de até 3 linhas;
  • Use uma imagem bonita como ilustração principal;
  • Escreva frases curtas e objetivas;
  • Use até 5 ícones em cada seção da página.

Essa é uma lista de orientação geral, que pode ou não ser aplicada ao seu negócio. Dependendo das especificações do site, como uma empresa de assistência técnica em tablet, o webdesigner pode propor outro tipo de organização.

No entanto, é preciso deixar muito claro as informações na sua página e ter bastante cuidado com os excessos.

 

2 – Velocidade de carregamento

 

Muitas pessoas acham que a velocidade de carregamento não tem nada a ver com o design, sendo um fator relativo à programação dos sites. Mas isso é um engano!

Na construção do layout, é importante que o webdesigner dê preferência para imagens leves, mas de boa qualidade, já que tamanho das fotos pode comprometer a velocidade de carregamento do site.

Só para termos uma ideia da importância desse fator, o próprio Google mudou o design do seu logo em 2015, utilizando uma versão mais flat, com pouco volume e sombra, justamente para aumentar a velocidade de carregamento das páginas.

Por outro lado, os usuários também querem visualizar uma imagem nítida.

Sendo assim, ao escolher a foto de um talão de orçamento personalizado, veja o tamanho certo para o layout, sem comprometer a qualidade e a velocidade de navegação.

 

3 – Tenha foco e clareza

 

Os usuários querem encontrar uma informação rápida no seu site, portanto, é importante focar na construção de uma página otimizada, que esclarece rapidamente as dúvidas dos clientes. Isso ajuda muito a reduzir a taxa de rejeição.

Por esse motivo, é importante determinar com clareza qual é o objetivo do seu site e disponibilizar o acesso rápido às demais seções, em um menu simples, intuitivo e atraente.

Até mesmo as cores colaboram para tornar a experiência de navegação do usuário mais agradável, pois elas orientam onde encontrar as principais informações.

Contudo, vale sempre ressaltar a importância de seguir o padrão e a identidade visual da empresa.

 

Conclusão

 

Construir um site não é algo tão simples, demanda planejamento e organização, uma vez que é preciso ir além da inserção de códigos em um ambiente online, mas priorizar a questão do design para a sua página.  Por tanto, não deixe de contar com profissionais qualificados para que você não perca tempo e dinheiro!

O artigo de hoje trouxe algumas vantagens de um design atrativo para a criação de sites, demonstrando o quanto é essencial ter um layout moderno, intuitivo e dinâmico, para contribuir com o reconhecimento da sua empresa.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.