Muitas pessoas pesquisam produtos, serviços e informações na internet. Por isso, a maioria das empresas possui um site para divulgar as campanhas e alcançar o maior número possível de usuários.

Principalmente com a disseminação do uso do smartphone para pesquisas, aparelho celular com funções e aplicações semelhantes a um computador pessoal, ficou ainda mais fácil para as pessoas terem informações na palma da mão.

De acordo com uma pesquisa realizada anualmente desde 2005 pela TIC Domicílios, no ano de 2019, o Brasil possuía 134 milhões de usuários de internet. Esse número equivale a 74% de todas as pessoas com mais de 10 anos.

Isso significa que a rede de internet se tornou um local com um potencial muito grande para investir os negócios, afinal, esse meio oferece muitas oportunidades que precisam ser aproveitadas.

Por isso a importância de investir em um site para seu negócio. Se você ainda tem dúvidas sobre como criar sua própria plataforma na web, acompanhe a leitura deste artigo.

 

Afinal, o que é um site?

Criar um site o que e um site

 

Provavelmente você já acessou um site e até sabe dizer o que encontrou lá, mas muita gente tem dificuldade em explicar realmente o que é um site.
O site é um espaço definido dentro do ambiente virtual, que possui um endereço (nome de domínio) e pode ter uma ou mais páginas com conteúdos relacionados. Além disso, o site é acessado por um navegador.

É nesse ambiente digital que uma marca pode apresentar informações importantes aos visitantes, como:

  • Produtos a venda;
  • Serviços oferecidos;
  • Valores cobrados;
  • Informações sobre a empresa;
  • Informações sobre o mercado.

Essa é uma das formas que um negócio pode possuir sua identidade digital. Um site bem construído atrai a atenção das pessoas e conquista clientes.

Isso abrange setores e nichos tão diferentes, que até mesmo uma empresa de escavação pode utilizar o recurso do site para melhorar seus resultados.

 

Para quê serve um site?

 

As pessoas acessam e utilizam os conteúdos da web diariamente e compreendem facilmente como esse canal de comunicação é relevante. Mas, ainda assim, pode parecer difícil responder para quê serve um site.

A importância dessa ferramenta é incontestável, visto que as pessoas estão cada vez mais conectadas e buscam por informações de um negócio na internet.

Não apenas os estabelecimentos, mas diversas figuras públicas também vendem sua imagem por meio dos sites, para fazer publicidade online.

Para deixar mais claro, um website, sendo um canal de comunicação, funciona para divulgar uma empresa a milhares de usuários e consumidores, tornando-a cada vez mais visível para seu público-alvo.

Além do mais, o objetivo de uma empresa com um site é ter presença na web para atingir cada vez mais pessoas.

Dessa forma, um estabelecimento pode usar o site para fazer marketing digital e, através de boas campanhas, alcança um bom desempenho com pouco investimento.

O serviço de impressão de cartazes grandes realizada por uma gráfica local, por exemplo, pode ser anunciado em um site próprio com todos os outros produtos disponibilizados por aquele estabelecimento, fazendo do site uma espécie de vitrine online.

Esse exemplo ajuda a explicar para que serve um site, afinal, dessa forma a gráfica vai expor como a empresa trabalha, os serviços oferecidos, preços e formas de contato para que os clientes possam encontrá-lo.

Um empreendedor buscando por panfleto inauguração para divulgar seu novo negócio pode encontrar o site desse estabelecimento e tornar-se um cliente ativo.

 

Mas, afinal, como criar um site?

como criar um site

 

Após entender o que é um site e para que ele serve, é preciso saber como fazer o seu para alcançar os objetivos da empresa.

Um website bem elaborado deve ter elementos que auxiliem o usuário a encontrá-lo, deixando-o no topo dos resultados de pesquisa.

Isso acontece quando os algoritmos dos mecanismos de busca conseguem localizá-lo e, para isso, o ideal é fazer o uso de técnicas de SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca).

Assim, quando uma pessoa realizar uma busca na internet usando palavras relacionadas ao produto ou serviço oferecido, o site da empresa vai aparecer nos resultados do buscador utilizado.

Para isso, é essencial elaborar um conteúdo relevante. Para atrair o usuário até o site, é importante seguir algumas orientações que deixam o visual e o conteúdo mais apresentáveis, atraentes e funcionais.

 

1 – Design

 

Essa dica é sobre a qualidade visual do site, isto é, seu layout. É necessário considerar a facilidade de encontrar informações, como os setores do site. As imagens também precisam ser leves mas de boa qualidade.

Quando um usuário acessa um site com uma estrutura visual ruim, tem a mesma sensação de entrar em uma loja desorganizada onde foi mal atendido. Isso pode afastá-lo e fazer com que busque pelo serviço na concorrência.

Um estabelecimento que trabalhe com som para alugar para festa, por exemplo, pode utilizar imagens de eventos e dos aparelhos que estão disponíveis para alugar.

Com mídias que carregam bem no site, o cliente vai reconhecer o serviço e criar interesse pela empresa.

 

2 – Usabilidade

 

Um site com boa usabilidade é sinônimo de interatividade, tornando as informações fáceis de encontrar dentro daquela página. Isso inclui um conteúdo relevante, URL agradável, palavras-chaves que direcionam o leitor e uso de imagens ou vídeos.

As palavras-chaves ajudam os mecanismos de busca a localizar aquele site em meio a inúmeros sites existentes sobre o mesmo assunto e apresentá-lo ao usuário como resposta para sua pesquisa. Mas isso não é o suficiente.

O conteúdo precisa ter informações úteis e inovadoras para prender a atenção do leitor e atrair o cliente. As imagens precisam ser coerentes com o conteúdo e sua descrição também deve ter palavras relacionadas com o assunto.

Além disso, é importante conferir a URL, ou o “localizador uniforme de recursos”, em tradução livre.

Muitas vezes, a URL das páginas internas de um site são um código padrão e podem deixar o usuário confuso. É interessante um salão de festa rústico o endereço, para deixá-lo mais amigável e compreensivo.

 

3 – Website responsivo

 

Os usuários de internet não acessam a web através dos mesmos dispositivos, e as empresas precisam considerar isso na hora de construir seu site.

É muito importante que esse site tenha um carregamento funcional e responsivo em todos os aparelhos, como computadores, celulares e tablets.

Dessa forma, a empresa garante que a informação ficará clara e será transmitida da forma correta a todos os possíveis consumidores.

Se uma pessoa pesquisar “paisagismo quintal dos fundos” pelo celular, por exemplo, e encontrar um site que não abre ou que carrega com falhas e que talvez precise usar o computador, vai desistir e procurar por outra empresa.

 

Tipos de site que uma empresa pode ter

Tipos de site que uma empresa pode ter

 

Para entender as várias possibilidades de se ter presença na web, é preciso saber que um website acaba sendo a identidade digital da empresa.

Lembrando que todos os setores de empreendimento podem usar essa ferramenta para sua publicidade, inclusive os estabelecimentos que oferecem pintura fachada de muro.

Essa é a forma que a marca utiliza para se destacar no ambiente digital e se consolidar com conteúdos relevantes online, conquistando clientes através desses canais.

 

1 – Site institucional

Um site ou página institucional é voltado especificamente para informar as pessoas sobre a empresa. Isso inclui a missão, visão, valores, objetivos e história da empresa.

 

2 – E-commerce

Esse tipo de construção e estrutura é elaborado com o objetivo único de vendas diretas dos produtos para o consumidor. Pode ser um comércio eletrônico ou uma loja virtual, que tem uma finalidade diferente do e-commerce.

 

3 – Site de conteúdos

Um website de conteúdo possui materiais de qualidade e tem a intenção de atrair a atenção do usuário.

É focado em pessoas que tem o perfil do público-alvo da empresa e possuem potencial para se tornarem clientes ativos.

 

4 – Prestação de serviços

O conteúdo desse tipo de website é um serviço oferecido pela empresa aos usuários. Apesar de um site e-commerce também oferecer um serviço, esse caso é diferente.

Algumas empresas prestam um atendimento que são o próprio auxílio. Isso acontece, por exemplo, com aplicativos online para cálculos ou agendamento de consultas.

 

Vantagens de se ter um site

Vantagens de se ter um site

 

Hoje em dia, ao administrar uma empresa, é preciso entender sobre o mercado digital para acompanhar as mudanças de comportamento dos consumidores e adaptar as decisões. Compreender a importância de ter um site é entender seus benefícios.

Mas, quais são as vantagens de ter um site? É tão comum realizar as atividades online que os clientes percorrem todo o trajeto de consumo pela internet, ou seja, as pessoas fazem todos os processos de compra dentro de um site.

Por isso, uma empresa que utiliza esse canal de comunicação possui várias vantagens:

  • É acessível 24 horas por dia;
  • Possui identidade e portfólio digital;
  • Alcança cada vez mais usuários;
  • Chances de aumentar as vendas.

Algumas empresas de instalações elétricas prediais, por exemplo, podem aumentar as possibilidades de comunicação com os clientes e criar um vínculo através de um site. É isso que melhora a visibilidade e, consequentemente, as vendas.

 

Importância de ter um site e seus resultados

Importancia de ter um site e seus resultados

 

Atualmente, é fundamental uma empresa criar um site para anunciar seus produtos, serviços e transmitir informações, afinal, uma quantidade muito grande de consumidores e possíveis clientes estão online.

Agora, se você está pensando em quais resultados podem ser esperados ao criar um site, saiba que se for bem elaborado, apresentando conteúdo relevante para os visitantes, o uso desse canal vai ajudar muito.

Esse é um recurso que permite trazer visibilidade para a empresa, ajudar a conquistar novos consumidores que ainda não conheciam a marca, bem como melhorar os resultados de venda.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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