A comunicação interna é um conjunto de estratégias que tem como objetivo garantir um bom relacionamento e fazer com que empresa e colaboradores estejam sempre alinhados.

A organização passa a agir de maneira integrada, o que aumenta a produtividade, o engajamento e os resultados apresentados.

Quando pensamos em comunicação, dentro do contexto empresarial, logo pensamos nas ações de marketing e no público externo, ou seja, nos consumidores.

Mas esquecer-se do público interno (isto é, os colaboradores) pode se tornar um problema, uma vez que eles são a base do funcionamento da companhia.

Se a organização não se comunica bem com seus funcionários, dificilmente vai alcançar os resultados que espera. A comunicação interna minimiza esses problemas e evita que os colaboradores se sintam desmotivados.

Trata-se de uma ferramenta indispensável para qualquer companhia que entende a necessidade de manter seus profissionais engajados e dispostos a alcançar os resultados.

Eles sentem que são parte da organização, e que ao mesmo tempo em que ela ganha, eles ganham também. Mas só a comunicação interna é capaz de fazê-los desenvolver esse pensamento.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é comunicação interna, como desenvolvê-la e quais suas vantagens. Acompanhe a leitura!

 

Entenda o que é comunicação interna

 

A comunicação interna trata-se de uma comunicação integrada focada no público interno de uma empresa, ou seja, em seus colaboradores.

Por meio dela, é possível transmitir e compartilhar informações importantes e estratégicas dentro de um ambiente corporativo saudável.

Um fabricante de computador completo pode fazer essa troca de informações de forma vertical, ou seja, entre superiores e subordinados e vice-versa; ou de forma horizontal, entre colaboradores de mesmo nível hierárquico.

As informações passadas podem variar, sendo desde algo mais amplo, como a missão, visão e valores da companhia, ou ainda:

  • Estratégias de mercado;
  • Objetivos organizacionais;
  • Feedbacks;
  • Metas por departamentos.

Essa comunicação mantém os colaboradores engajados e alinhados com os objetivos da corporação, sendo estimulados a adotar condutas adequadas às causas da empresa.

No entanto, para promover sua implementação, é necessário garantir que o relacionamento entre todos seja transparente, simples, constante e empático.

 

Como desenvolver a comunicação interna do seu negócio

 

Agora que você já entendeu o conceito de comunicação interna, neste próximo, vamos dar algumas dicas para implantá-la ao seu negócio.

Portanto, para que a comunicação interna de uma empresa seja um sucesso, é necessário investir em algumas estratégias, como:

 

1 – Conhecer a organização e os funcionários

Antes de implantar estratégias efetivas de comunicação interna, o primeiro passo é conhecer a fundo a organização e os seus funcionários.

Analise quais são os valores, objetivos, histórias, cultura e dados de mercado do negócio. Com base nisso, você saberá o que vai ser compartilhado com os seus colaboradores.

Por outro lado, também é preciso compreendê-los no que diz respeito às suas experiências profissionais, personalidade, formação, valores e outras características. Assim, saberá de que forma as informações podem ser passadas.

 

2 – Ser transparente

É muito importante ser transparente no relacionamento com seus funcionários. Por isso, mantenha-os sempre por dentro das novidades, sejam estas boas ou ruins, para conquistar a confiança deles e fazer com que tenham um bom comportamento.

Permita que sejam os primeiros a conhecer as mudanças que vão interferir em sua rotina de trabalho, pois é muito melhor que saibam por você do que por meio de fofocas.

Alguns caminhos para fazer uma comunicação em massa eficiente dentro de uma organização é com envio de e-mails, vídeos, redes sociais, circulares e reuniões.

 

3 – Ser um bom ouvinte

Mostre-se disposto a ouvir o que seus colaboradores têm a dizer, tanto a respeito da alimentação corporativa almoço, quanto sobre algum processo interno.

É uma forma de valorizá-los mais, fortalecendo o sentimento de pertencimento por parte deles. Todo profissional gosta de ver sua opinião sendo bem recebida, considerada e reconhecida.

Estamos falando de pessoas que vivenciam os processos táticos e operacionais da corporação, portanto, podem perfeitamente apontar falhas e sugerir melhorias.

Para ouvir o que seus funcionários têm a dizer, invista em canais, pesquisas de opinião, dentre outras práticas que mostrem o quanto sua empresa é receptiva e está interessada em ouvi-los.

 

3 – Incentivar a comunicação acessível

A comunicação interna depende da simplicidade no diálogo, independentemente de quem está enviando a mensagem. Portanto, todos precisam entender o que está sendo dito.

Sendo assim, é necessário conhecer o perfil de quem recebe as informações, visto que dessa forma estabelecemos uma linguagem clara e acessível para todos. Com isso, evitam-se ruídos e até mesmo erros nas tarefas do dia a dia.

 

4 – Reconhecer esforços

As ações de reconhecimento também devem fazer parte da empresa, para demonstrar a satisfação com o trabalho de cada setor, desde a ação de marketing promocional até o atendimento prestado pela equipe da recepção.

Reconhecer publicamente seus colaboradores é uma atitude recomendável que traz excelentes resultados. Divulgue aqueles que têm bom comportamento ou que bateram uma meta, por exemplo.

Contudo, estabeleça momentos adequados para fazer isso, como em eventos internos, publicações no Facebook e outras práticas do tipo.

Com isso, a companhia consegue fazer o colaborador se sentir mais valorizado, aumentando a disposição dele em dar o seu melhor pela empresa.

 

5 – Criar ações e eventos

Promover eventos em uma construção comercial é uma ótima maneira de integrar seus funcionários e melhorar o convívio entre eles.

Invista em happy hours, festas temáticas, viagens em equipe, almoço de confraternização e outras pequenas comemorações a cada nova meta batida.

Todos esses são exemplos de reuniões sociais que aproximam os colaboradores e melhoram a relação interpessoal de cada um.

 

6 – Variar os canais de comunicação

Existe uma grande variedade de canais que sua empresa pode usar para se comunicar com o público interno, e dentre os principais estão:

  • E-mails;
  • Vídeos;
  • Murais;
  • Reuniões;
  • TV corporativa;
  • Intranet.

Não é necessário utilizar todos eles, mas se um dia você divulgou o bom desempenho de um funcionário no mural, no próximo mês pode fazer isso usando um banner com foto.

Dessa forma, é possível atender às preferências de todos os times, investindo em maneiras criativas de adaptar as mensagens e os conteúdos.

 

Vantagens desse processo organizacional

 

Investir em comunicação interna é muito benéfico para qualquer corporação, e uma de suas vantagens é a melhora do clima organizacional.

É muito ruim estar em um ambiente de trabalho em que as pessoas mal se falam e quase nunca interagem. Quando a comunicação interna é bem trabalhada, os colaboradores desenvolvem um bom relacionamento e cooperam entre si.

Por exemplo, dentro de uma empresa de entrega de documento motoboy ou em um escritório de contabilidade, a distância entre os departamentos diminui, permitindo um trabalho sincronizado.

A produtividade também melhora muito, pois a partir do momento em que os funcionários se sentem mais engajados, passam a se esforçar mais em busca dos objetivos da empresa.

Além disso, os profissionais entendem melhor o seu papel, a importância que agregam e o peso do seu trabalho para os resultados da organização.

A taxa de rotatividade (turnover) diminui, uma vez que os funcionários têm boas noções de produtividade e relevância.

Sentado em sua estação de trabalho com divisória, vai perceber que a companhia possui um ambiente agradável, o que aumenta sua vontade de permanecer nela.

Demissões e contratações demandam tempo e dinheiro, e uma taxa de rotatividade muito alta pode fazer com que seu negócio perca grandes talentos.

Então, é fundamental investir na qualidade de vida no ambiente de trabalho, o que acaba por ajudar até mesmo na integração de novos colaboradores.

Se o novo contratado assume seu cargo conhecendo bem a história da empresa, as funções que precisa cumprir e ainda é bem recebido pelos outros membros da equipe, com certeza vai se integrar com mais facilidade.

Uma das premissas da comunicação interna é estabelecer um clima organizacional agradável e interativo, dessa forma, uma companhia de automação industrial empresas evita isolamento e facilita a adaptação.

Por fim, uma das maiores vantagens dessa comunicação é o fato de que ela evita fofocas e boatos dentro da empresa.

Esse tipo de comunicação é capaz de arruinar qualquer ambiente de trabalho, e geralmente acontece por conta de informações ocultadas, mentirosas ou desencontradas.

Então, toda e qualquer notícia que vá impactar a rotina ou o ambiente de trabalho dos colaboradores devem ser ditas a eles em primeira mão.

 

Conclusão

 

A comunicação é importante em todas as direções da sociedade, portanto, ela se faz necessária entre pessoas e outros órgãos, como as empresas.

Dentro de uma organização, ela é imprescindível para que os colaboradores se comuniquem com todos os outros membros da equipe e estejam alinhados com toda a companhia.

Neste artigo, você entendeu mais a fundo essa importância e de que maneira você pode melhorar a comunicação interna do seu negócio. Colocando essas dicas em prática, certamente o clima organizacional vai melhorar muito.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.