Networking é uma rede de contatos para que profissionais e empresas possam trocar experiências e ter acesso a mais oportunidades, por meio de relacionamentos.

Dentro das empresas podemos encontrar várias opiniões diferentes quando o assunto é networking, variando muito, de acordo com as profissões.

Por exemplo, no caso dos vendedores, essa rede de contato é fundamental, assim como os consultores, que precisam cultivar contatos para gerar mais oportunidades de negócio.

Quem está fora do mercado de trabalho pode aproveitar essa rede para encontrar opções e até mesmo receber indicações de vagas.

Só que para obter o melhor dessa estratégia, é necessário se atentar a alguns detalhes para fortalecer essa rede de contatos.

É preciso cultivá-la para manter bons contatos, portanto, não basta simplesmente centralizar alguns nomes e telefones e esperar que as coisas aconteçam.

Assim como tudo na vida profissional de alguém, um networking eficiente depende de algumas estratégias e da capacidade do profissional de usá-lo a seu favor.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o seu conceito, como deve ser desenvolvido e qual a sua importância para as empresas.

Portanto, se você tem dúvidas sobre o assunto, leia este artigo até o final.

 

O que é networking

 

Networking é uma estratégia conhecida como rede de contatos, e tem como intuito cultivar relações profissionais entre pessoas e empresas, para diversas finalidades.

Dentre elas podemos mencionar o fortalecimento de amizades, estreitamento de negociações e até mesmo poder aproveitar novas oportunidades no mercado.

Só que assim como uma fabricante de relógio ponto digital pode usá-la de maneira positiva, algumas pessoas enxergam o networking apenas como uma troca de interesses.

Por outro lado, existem profissionais que consideram essa estratégia como algo natural e importante para o mundo em que vivemos hoje.

De qualquer forma, manter bons relacionamentos é uma necessidade, visto que os envolvidos têm acesso a muitos benefícios quando passam a trocar informações e experiências.

Agora que você já sabe qual o conceito dessa rede de contatos profissionais, no próximo tópico, vamos dar algumas dicas para criá-lo.

 

Como desenvolver um bom networking

 

De nada adianta selecionar alguns contatos e achar que isso basta para ter um bom networking.

Existem algumas práticas que são essenciais, como:
 

Prezar pela qualidade

 

Quando os gestores de uma empresa se reúnem em uma sala comercial pequena, o objetivo deles é estabelecer padrões de qualidade para aquilo que fazem, e essa premissa também é válida para o networking.

Quando pensamos nessa rede, algumas pessoas acreditam que o ideal é ter muitos contatos, mas isso não é verdade. Aqui, o fator qualidade pesa mais do que a quantidade.

Isso porque vale muito mais a pena poder contar com um grupo ativo de contatos que interagem com você, do que conhecer um grande número de pessoas que nunca conversa.
 

Iniciar um contato do jeito certo

 

Precisamos pensar no melhor jeito de se aproximar de novos contatos. Por exemplo, em um espaço de coworking, observe o perfil de cada indivíduo e entenda o tipo que você quer captar.

Pessoas extrovertidas permitem mais essa aproximação, por outro lado, as mais introvertidas precisam que você seja mais criativo.

Uma boa maneira de captar contatos é fazendo perguntas ao final de uma palestra, para que mais pessoas possam te notar. Se o profissional se esconde, fica difícil ampliar ou até mesmo criar um networking.

Outro bom caminho é fazer uso das redes sociais, como no caso do LinkedIn e do Facebook, que ajudam a melhorar o desempenho do seu networking.

É importante estudar cada meio e considerar suas características. No LinkedIn, por exemplo, o perfil de usuários é profissional e seu conteúdo é corporativo.

No Facebook, por sua vez, o ambiente é mais descontraído, o que permite inovar na aproximação.
 

Estar sempre presente

 

Um motoboy entregador que queira melhorar o seu networking precisa se fazer sempre presente.

Em outras palavras, a comunicação deve ser constante e equilibrada, uma vez que precisamos aparecer de maneira positiva.

É importante aproveitar as oportunidades de encontros presenciais, pois eles garantem um tipo de interação único.

Portanto, os profissionais devem estar sempre presentes em acontecimentos, como:

  • Feiras;
  • Palestras;
  • Convenções;
  • Cursos.

No que diz respeito às redes sociais, é interessante criar um calendário de publicações, em que uma ou duas vezes por semana o profissional publique alguma coisa relevante.

Para se destacar ainda mais, as postagens no LinkedIn ajudam a mostrar todo o seu conhecimento e domínio acerca de seu trabalho.

No caso das empresas que possuem blogs, é interessante compartilhar as publicações dele em outras plataformas, para impactar o networking.
 

Procurar contatos relevantes

 

O poder dessa rede de contatos está em sua capacidade de interação. Então, quanto mais ativo for o networking, mais chances a empresa ou profissional tem de atingir seus objetivos.

Isso pode ser mais fácil se houver um contato constante com pessoas que sejam relevantes profissionalmente.
 

Manter-se atualizado

 

Empresas e profissionais devem estar sempre atualizados quanto à sua área de atuação.

Dessa forma, eles podem mostrar seus conhecimentos durante uma conversa, criando uma percepção positiva para as pessoas de sua rede.

Isso também tem a ver com a qualidade que mencionamos anteriormente. Assim como você, outras empresas e pessoas priorizam a qualidade de seu networking.

Quem acompanha de perto as novidades do mercado sempre terá assunto para compartilhar e debater.

Não podemos nos esquecer de que no mundo em que vivemos hoje, sempre haverá algo que pode ser debatido.

Dessa forma, conseguimos agregar valor ao networking, mantendo essa rede sempre ativa, posicionando você como autoridade no que faz. É uma forma de conquistar mais credibilidade e reconhecimento.
 

Ser autêntico e sincero

 

Quando procuramos uma empresa de exame toxicológico admissional, priorizamos aquelas que sabem inovar e que são sinceras em seu trabalho. É exatamente por isso que elas se destacam perante a concorrência.

Para fortalecer o relacionamento profissional dentro dessa rede, é necessário se destacar. Só que para isso não basta a empresa estar presente, mas sim, buscar maneiras de se diferenciar.

Ser autêntico é uma forma de se destacar, principalmente se você está inserido em um mercado que não muda muita coisa.

Uma forma inteligente de fazer isso é uma empresa de pintura residencial mandar mensagens de aniversário ou em outras datas comemorativas do ano.

Quem deseja construir um networking de valor precisa ser autêntico, e não se aproximar das pessoas apenas para obter algum tipo de benefício.

A sinceridade também é uma forma de conquistar mais pontos com as pessoas que fazem parte da sua rede.

Importância do networking para as empresas

 

Ao passo que uma organização, como uma empresa de entrega de encomendas se desenvolve, ela passa a ter mais necessidade de investir em uma rede de contatos.

Isso porque é dessa forma que elas terão um contato constante com profissionais, parceiros, fornecedores e até colaboradores.

Naturalmente, essa atitude se torna uma maneira de criar oportunidades, que aparecem em forma de parcerias, investimentos, dentre outras.

Isso é ainda mais importante para quem está começando a empreender, pois essa rede de contatos ajuda a organizar melhor o negócio.

É importante buscar parceiros com a mesma visão que a sua, para que a sua empresa possa oferecer as melhores soluções no mercado.

Sem falar que, assim como as pessoas, as empresas também precisam construir uma boa imagem profissional.

A diferença é que um negócio especializado em automação industrial empresas, por exemplo, precisa estruturar bem suas ideias para ganhar forma, e com isso atrair as pessoas certas e que estejam em busca dos mesmos resultados.

Se uma organização costuma publicar nas redes sociais todos os eventos que realiza, em algum momento, quando uma pessoa da sua rede de contatos precisar do que ela oferece, vai se lembrar da marca.

Daí a importância de ponderar de que forma o seu negócio está se relacionando com os membros de seu networking, quais oportunidades são importantes para ele e com isso conseguir ser lembrado em momentos oportunos.

Conclusão

 

Não importa qual é o mercado de atuação do seu negócio, o tamanho dele ou quais são seus objetivos, cultivar bons relacionamentos é essencial para a sobrevivência de qualquer empresa.

Vivemos em um mundo regido pela internet, que facilita essa troca entre as pessoas, e hoje em dia, ter e fazer networking se tornou um processo muito mais simples do que no passado.

Neste artigo, você aprendeu um pouco mais sobre essa estratégia e de que forma ela pode ajudar a sua companhia. Seguindo nossas dicas, você vai estabelecer uma boa rede de contatos e aproveitar todos os benefícios dela.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.