Uma empresa bem desenvolvida é capaz de cativar seus clientes pelo renome que gera ao realizar algum tipo de negócio ou serviço. Hoje, os consumidores costumam confiar em segmentos que são capazes de transmitir autoridade na internet.

Autoridade é ter um respaldo para falar e indicar algo ou dar alguma ordem para alguém, e vemos isso com as diversas sociedades que existem desde a antiguidade. As pessoas são condecoradas por outras pessoas ou órgãos governamentais a exercer autoridade em algo.

Quando as pessoas começaram a montar seus negócios, notou-se que os consumidores buscavam em outros indivíduos referências de marcas que geraram alguma experiência positiva. Assim, essas pessoas passaram a frequentar essas empresas por indicação.

Logo, as empresas que são indicadas por outras pessoas só conseguiram essa façanha graças a autoridade que geraram entre os clientes.

Essa autoridade foi capaz de fazer com que outras pessoas indicassem seus negócios, aumentando sua venda.

Com a chegada do marketing digital, as empresas entenderam que é possível gerar autoridade no ambiente online, por meio de postagens e diferentes ações, de tal modo que os consumidores vejam aquela empresa como uma referência em seu mercado de atuação.

Neste artigo, falamos um pouco sobre como aumentar a autoridade no ambiente online, de maneira a ajudar a potencializar as vendas da sua empresa.

Assim, seus clientes terão o carimbo empresa para indicar seu segmento para amigos e outros internautas. Tudo pronto, então vamos ao artigo!

 

Por que gerar autoridade?

 

Quando pensamos em autoridade, vem a nossa mente a polícia que protege nossas ruas, reis e até alguns políticos como prefeitos e governadores. Mas se estendermos um pouco esse pensamento, podemos trazer um pouco mais para o nosso ambiente familiar.

Nossas primeiras referências de autoridade são o pai e mãe ou, dependendo do caso, os avós e até um irmão ou irmã mais velhos. Então, se pararmos para pensar, mesmo que ninguém tenha atribuído a eles essa autoridade, somos nós que a damos.

Portanto, o sentimento de autoridade no assunto é dado muitas das vezes por nós mesmos, e no caso do mundo das vendas, funciona mais ou menos da mesma forma.

Vamos pensar um pouco no ambiente digital, que está cheio de influenciadores e especialistas opinando sobre tudo.

Uma pessoa que grava vídeos no YouTube dando aula de dança forró, não necessariamente precisa ter um certificado para ensinar outros interessados, basta publicar vídeos e as outras pessoas aprovarem o conteúdo para tornar-se autoridade no assunto.

Isso acontece com diversas esferas do mundo digital, e é por meio dessas técnicas e análises que as empresas começaram a gerar autoridade no ambiente digital, desde vídeos de influencers de maquiagem ou cuidados com os cabelos, até fazendo uma receita.

São assuntos que todos estamos acostumados a ver em toda a internet, por isso, existe a necessidade imediata de gerar autoridade no mundo digital, uma vez que as pessoas estão cada vez mais pesquisando sobre os produtos ou serviços que desejam adquirir.

Assim, existem formas de fazer com que essas empresas geram autoridade no ambiente digital para conquistar novos clientes, gerando engajamento do site e, consequentemente, da marca. Isso deve ser feito para impulsionar as vendas e fidelizar os clientes.
 

Autoridade com técnicas de SEO

 

No ambiente digital, toda empresa precisa trabalhar com os mecanismos SEO, que tratam-se de formas de melhorar o ranqueamento das empresas nos mecanismos de busca mais famosos, como o Google, o Yahoo e o Bing.

Uma empresa de instalação elétrica externa, por exemplo, precisa que as pessoas entrem em seu site e interajam com ele. Entende-se que, quanto mais tempo uma pessoa passar dentro do site, melhor ranqueado nos mecanismos de busca ela será.

Pensando nisso, as empresas que desejam gerar autoridade precisam publicar com frequência e com qualidade em seus sites, com o objetivo de fazer com que as pessoas se interessem pelos conteúdos ali expostos, gerando o sonhado engajamento.

 

Vantagens de gerar autoridade

 

No inbound marketing, é preciso gerar leads e conquistar os clientes com estratégias de marketing digital, e uma das principais ferramentas dessa estratégia é a geração de autoridade, isso porque é possível prospectar muitos pontos positivos, como:

  • Aumento tráfego orgânico site;
  • Geração de leads (clientes em potencial);
  • Engajamento nos mecanismos de pesquisa;
  • Ganho incontável do chamado marketing “boca a boca”.

Uma empresa que exerce autoridade sobre um determinado assunto consegue, por meio dessas estratégias, a geração de tráfego orgânico para o seu site, que é como se uma pessoa entrasse em uma sala comercial pequena para conhecer mais sobre o produto.

Ou seja, são pessoas acessando seus canais de compra sem que você tenha investido para que isso acontecesse, simplesmente “brotaram” e ficaram ali. Todo esse engajamento gera os chamados leads e a fidelização deles.

Os leads fidelizados pela autoridade exercida neles, passam a compartilhar e divulgar a sua empresa por conta própria. Como consequência, isso aumentará o engajamento da sua empresa nos mecanismos de busca pelo chamado marketing boca a boca.

Este se trata de quando uma pessoa conta para a outra sobre a experiência que teve com sua empresa, e até hoje é vista como uma das melhores estratégias de marketing existentes.
 

Dicas para aumentar a autoridade da sua empresa

 

Agora que já sabemos o que é autoridade e o porquê de adquiri-la, vejamos como é possível aumentá-la no ambiente digital, por meio de estratégias constantes.

Para começar é preciso ter um aparelho de comunicação para elaborar suas estratégias, como um notebook novo, um computador ou um celular.

É preciso acessar o meio digital e ter acesso a uma plataforma de edição de sites, redes sociais e softwares para edição de músicas, vídeos, fotos e escrita. Isso será necessário para a geração de conteúdo em seus sites, blogs e redes sociais.
 

Redes sociais

 

Toda empresa precisa ter engajamento nas redes sociais, justamente pela força e fácil acesso que elas têm às pessoas comuns. O Instagram, Facebook ou Tik Tok já estão engajadas no dia a dia das pessoas, e qualquer negócio precisa entender isso.

Criar uma página em cada uma dessas redes sociais e disponibilizar um conteúdo útil e de qualidade gerará engajamento nelas. É preciso que os conteúdos sejam direcionados para o seu público-alvo e acrescente algo para ele, ou seja, edifique algo positivo.

Lembre-se que as redes sociais são montadas para que exista a interação entre quem faz as postagens e as pessoas que estão acessando ela. Uma publicação sem engajamento diminuirá o alcance das páginas da empresa.

Por isso, não faça algo pensando em entregas rápidas e sem pensar em como o seu público irá interagir com a postagem, pois isso poderá resultar em efeitos negativos.

Foque sempre na qualidade e não na quantidade, mesmo que isso diminua um pouco a constância.
 

Blogs e vlogs

 

Os blogs e vlogs são excelentes maneiras de fazer com que as pessoas vejam o dia a dia da empresa e interajam com a forma como ela trabalha. Todos esses processos geram engajamento e autoridade da empresa para com os clientes e leads que vão aparecendo.

Isso porque os usuários gostam de aprender sobre um determinado assunto técnico ou ver como a empresa trabalha. As pessoas estão cada vez mais curiosas, por isso, consomem conteúdos de tutoriais ou que prometem responder questionamentos.

Que tipo de conteúdo será publicado? São conteúdos focados em seu público-alvo e que podem vir a gerar curiosidade de outras pessoas.

Um exemplo é uma empresa que trabalha com extintores de incêndio. Quais são as dúvidas que as pessoas têm com esse segmento?

Podemos pensar em maneiras de apagar o fogo, seja do carro ou de um cortina, ou ainda como é feito a para recarregar extintores que ficaram vazios ou acabaram de sair da fábrica. Esse tipo de conteúdo é interessante e pode ser publicado em um blog ou vlog.
 

E-mail marketing

 

O e-mail marketing tem várias funções, e uma das principais é gerar autoridade, isso porque a pessoa se inscreve por livre e espontânea vontade em seus canais de captura e fornece o e-mail delas para que você possa compartilhar materiais, ofertas e demais conteúdos.

Utilize o e-mail marketing para avisar que você publicou um vídeo novo ou um artigo no blog, mostre as novas campanhas e produtos que geram na empresa, ou seja, esteja sempre nos olhares do seu consumidor.
 

Considerações finais

 

Vimos ao longo do artigo como gerar autoridade dentro da sua empresa de maneiras fáceis e práticas. Ressaltamos ainda a importância de você ter paciência, principalmente se estiver começando, pois no início pode ser difícil.

É preciso ter constância e qualidade para a publicação dos diversos conteúdos, mas caso você não tenha tempo, existe a possibilidade de contratar empresas que geram esses conteúdos para você.

Investir no meio digital deve ser visto a médio e longo prazo, e não como um gasto. Com o tempo, faça uma avaliação de ativos e passivos de sua empresa e notará como investir no ambiente digital é positivo para o seu negócio.

Portanto, foque no seu público e conheça a sua marca, pois desta forma, as melhores ideias irão surgir, e o crescimento na autoridade online será mais assertivo.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.