A conquista da Autoridade online é um dos principais objetivos das empresas, ainda mais no mercado da internet, que é extremamente competitivo e exigente.

Afinal de contas, quanto melhor é o seu reconhecimento, maior é a popularidade e, no caso das empresas, as chances de vendas são maiores.

Contudo, o que é realmente e como construir a sua autoridade online?

Embora pareça uma pergunta simples, a resposta é complexa, já que essa construção demanda uma série de estratégias de marketing digital para cativar o público.

O artigo de hoje pretende dar uma força para quem está em busca do reconhecimento na internet. Por isso, acompanhe a leitura e conheça as principais técnicas para conquistar a sua autoridade na internet!

 

Afinal, o que é autoridade online?

Afinal o que e autoridade online

 

Em primeiro lugar, é preciso compreender o que significa ter uma autoridade online.

Vamos imaginar a seguinte situação: você precisa realizar uma restauração de fachada predial e está em busca de uma empresa com experiência para um serviço impecável e de qualidade. Mas há uma grande quantidade de empreendimentos especializados nisso.

Como resolver esse impasse? Escolhendo a empresa com mais autoridade no mercado!

Ou seja, a autoridade nada mais é que o reconhecimento que um negócio tem, sendo considerado especialista no ramo em que está trabalhando.

Dessa forma, é possível atrair um público cada vez maior, pois quando as pessoas te veem como especialista no assunto, passam a confiar mais no seu trabalho. Consequentemente, você está um passo à frente da concorrência!

É claro que a autoridade online não se constrói do dia para a noite. É preciso investir em muitos esforços e estudos para que o mercado entenda que você tem o conhecimento necessário e, por conta disso, merece o reconhecimento.

O trabalho é a longo prazo, mas o resultado é enorme. Afinal de contas, quando alguém precisar do seu produto ou serviço, já vai ter em mente que a sua empresa é a melhor.

 

Qual a importância da autoridade online?

Qual a importancia da autoridade online

 

Na internet, a dinâmica de negócios é um pouquinho diferente dos empreendimentos tradicionais. Até porque nos espaços físicos, os clientes não têm como comparar uma série de preços, mas nas plataformas online, isso é muito mais fácil.

Além do mais, mesmo com toda a segurança de criptografia e o avanço em tecnologias de armazenamento de dados, há ainda quem se aproveite da internet para aplicar golpes.

Isso quer dizer que, fora a concorrência acirrada, muitas pessoas têm bastante desconfiança na hora de comprar em alguma loja virtual.

Por isso, um dos passos para vender mais e diminuir essa suspeita é fazer com que o cliente confie em você. Daí a importância de ser uma referência na web.

Afinal de contas, quando alguém procura um veterinário especializado em consulta para gatos, a intenção é encontrar um profissional qualificado, que transpareça confiança e seriedade.

Na internet, o desejo é o mesmo, porém é preciso ir além, já que o público deve se sentir seguro ao fornecer dados e fazer pagamentos online.

 

5 dicas para construir a autoridade online da sua empresa

5 dicas para construir a autoridade online

 

Não é difícil perceber as vantagens da autoridade online. Com ela, a sua empresa torna-se referência no segmento de mercado, o que aumenta o número de conversões, gera maior engajamento do público e contribui para um maior tráfego de visitantes.

O resultado é um significativo aumento de vendas, ainda mais porque as pessoas confiam no seu negócio.

Além disso, os clientes também se comportam como “promotores da marca”. Quer dizer que, ao ter uma boa experiência com um fornecedor de refeições coletivas, por exemplo, os consumidores recomendam a empresa para outras pessoas.

Nesse sentido, temos um ciclo saudável de relacionamento com a audiência, que contribui para a manutenção do status de reconhecimento do seu negócio.

Para alcançar esse patamar, separamos algumas estratégias que podem te ajudar na construção da sua autoridade online. Confira!

 

1 – Conheça o seu público-alvo

 

A autoridade depende de segmentação. Afinal de contas, o seu trabalho deve ser relevante para uma audiência específica, ou seja, direcionado para uma parcela de consumidores que têm dores, comportamentos, desejos e necessidades diferentes.

Por isso, nada de sair por aí apostando em qualquer estratégia. Ter reconhecimento no mercado é reforçar que o seu negócio é especialista em um nicho específico e faz sentido para um determinado público. Isso que irá aumentar o número de conversões.

Por exemplo, se a intenção é oferecer uma aula de jazz para iniciantes, com foco em crianças, é preciso deixar isso claro.

Já que a própria metodologia de uma classe infantil é diferente de um ensino para adultos – o que faz toda a diferença na construção da sua autoridade de mercado.

Por isso, é importante conhecer o seu público-alvo, levantando as principais informações sobre a audiência, como:

  1. Idade e gênero;
  2. Nível escolar;
  3. Nível socioeconômico;
  4. Estado civil;
  5. Localidade;
  6. Hobbies;
  7. Comportamentos de compra.

A partir desses dados, é possível construir a persona, personagem semi-fictício do cliente ideal, orientando as campanhas de marketing conforme os interesses e dores desse sujeito.

 

2 – Use as redes sociais

 

A autoridade online também é construída com a presença da sua empresa nas principais plataformas da internet. No contexto atual, vale a pena focar nas redes sociais.

Quanto mais ambientes forem ocupados, melhor para o seu negócio. No entanto, é necessário alimentar todos esses perfis periodicamente, com conteúdos relevantes e interessantes para o público-alvo.

Até porque não adianta nada o seu estúdio para ensaio ter contas em várias redes sociais se elas não são atualizadas. O público só sente confiança em perfis que são alimentados com frequência.

Por isso é importante investir em um planejamento detalhado para cada rede e verificar o quanto a sua empresa está disposta a produzir conteúdo para essas plataformas.

Vale lembrar que cada rede social tem a sua própria linguagem e admite certos tipos de conteúdo – detalhes importantes na hora de planejar a divulgação.

 

3 – Invista em marketing de conteúdo

 

O marketing de conteúdo é a estratégia da vez, sendo considerado uma “mina de ouro” das campanhas digitais.

Por meio dele, é possível criar materiais educativos, que explicam sobre o seu produto ou serviço, contribuindo para a construção de autoridade.

Por exemplo, quando uma empresa de hidrojateamento e pintura tem um blog para tratar de informações específicas do nicho de atuação, as pessoas passam a confiar mais no negócio e aprendem mais sobre a atividade.

Ou seja, o marketing de conteúdo permite que as empresas abordem temas relacionados à sua atividade principal, mas sem fazer uma oferta direta. Com isso, é possível captar leads (potenciais clientes), construir uma relação amistosa e aumentar as vendas.

4 – Aprimore o SEO (Search Engine Optimization)

 

O SEO, ou otimização para os mecanismos de busca, consiste em uma série de técnicas que visam melhorar a classificação de um site nos buscadores, principalmente o Google.

Essa é uma das principais estratégias para alcançar autoridade online, já que as pessoas tendem a considerar as páginas que estão em primeiro lugar no Google como mais confiáveis e seguras.

Uma das técnicas de SEO inclui o uso de palavras-chave, que são os termos mais pesquisados pelos usuários. É necessário optar por conjunções que tenham relação com o seu nicho de atuação.

Por exemplo, uma empresa que faz limpeza para evento pode optar por termos como “limpeza para festas”, “serviço de limpeza”, entre outros. Para escolher as palavras, é possível usar recursos do próprio Google, como o Keyword Planner.

O SEO não para por aí. A estratégia também envolve outras técnicas, como a criação de materiais informativos e relevantes. Por isso, a otimização para os buscadores caminha de mãos dadas com o marketing de conteúdo.

Portanto, se você quer alcançar a autoridade online, pode começar investindo em um blog.

É bem possível que a página ajude na melhor classificação do seu site, aumento do tráfego orgânico e, como resultado, crescimento nas venda e reconhecimento do público.

 

5 – Ofereça navegabilidade em dispositivos móveis

 

Por fim, mas não menos importante, vale destacar a necessidade de construir um site responsivo, navegável em todos os dispositivos móveis, com tamanhos diferentes de telas.

Até porque grande parte do tráfego atual é oriundo de smartphones.

Assim, quando um usuário procurar por sistema de drenagem residencial, por exemplo, e se deparar com uma página com carregamento lento, imagens distorcidas e dificuldade para navegar, é bem provável que ele abandone o seu site.

Fora que a falta de responsividade impacta negativamente na credibilidade da sua empresa, pois as pessoas passam a enxergar o seu site como “menos profissional”.

 

Conclusão

Conclusao autoridade online

 

Conquistar a autoridade online não é uma tarefa simples. No entanto, com o planejamento adequado e as estratégias certas, é possível ter um grande reconhecimento e, assim, aumentar as vendas da sua empresa e se diferenciar da concorrência.

Mas lembre-se: é preciso pensar a longo prazo! Com o tempo, você irá colher excelentes frutos e ser uma referência no nicho de atuação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.