Como anda a sua administração de tempo? Uma das dificuldades de quem possui uma lista grande de tarefas no dia a dia é justamente a de conseguir conciliá-las e de cumpri-las no tempo certo.

É verdade que algumas pessoas têm maior facilidade na gestão das suas demandas diárias, enquanto outras acabam por acumular várias tarefas, o que pode trazer alguns prejuízos para a sua rotina.

No entanto, existe um meio de resolver essa questão, de modo que seja possível realizar as pendências de forma eficaz e sem grandes complicações: fazendo a administração adequada do seu tempo.

Isso é fundamental tanto na vida pessoal quanto na profissional. Para entender a seriedade disso, é só imaginar que um serviço de entrega motoboy depende da eficiência do seu itinerário para concluir o roteiro do dia.

Essa necessidade não só vai impactar na imagem da empresa em si, como também vai garantir que o profissional seja bem avaliado no seu ambiente de trabalho, o que traz condições ainda melhores para a sua atividade.

Concluir todas as tarefas diárias também é necessário para uma família. Para exemplificar, é só imaginar a rotina de um casal que precisa levar os seus filhos para a escola, preparar as refeições, fazer compras para a casa, cuidar do lar e trabalhar, todos os dias da semana.

Portanto, a administração de tempo pode fazer toda a diferença na vida das pessoas e conseguir aplicá-la de maneira constante na rotina é essencial para conquistar maior liberdade e sucesso nas atividades.

Saber como fazer isso é fundamental. Por isso, este artigo traz dicas importantes que podem ser colocadas em prática rapidamente, o que vai trazer efeitos positivos antes do que se imagina.

Se você está em busca de uma rotina mais eficiente, este conteúdo é para você. Por isso, continue a leitura e entenda mais sobre o assunto.

 

O que é a gestão de tempo?

 

A nossa rotina é permeada de atividades indispensáveis. Há os cuidados pessoais, como a alimentação, a higiene, o sono e a saúde. Além disso, há também as demandas familiares, como os compromissos externos e a realização de tarefas para o lar.

Para além disso, é preciso gerenciar o lar, para que tudo funcione adequadamente e que qualquer necessidade seja suprida, desde a compra de supermercado até a recarga de extintores, a manutenção do imóvel e a limpeza dos cômodos.

Depois, temos também a profissão, que demanda uma série de atividades todos os dias, como reuniões, confecção de relatórios, atendimento ao público ou qualquer outro tipo de atividade.

Dada a quantidade de tarefas que precisam ser feitas diariamente, a primeira pergunta que surge no horizonte é: como realizar tudo, no prazo ideal e com qualidade? É verdade que muitas pessoas têm dificuldades com isso, e precisam encontrar meios para tal.

É nesse momento que entra a gestão do tempo. Ela se trata da administração dos esforços que são necessários para que todas as atividades sejam feitas corretamente, mas em um período menor.

Ou seja, é preciso encontrar meios de cumprir as obrigações adequadamente, com maior concentração, o que vai demandar menos tempo.

Há diferentes formas de se fazer isso. Para realizar uma avaliação de ativos, por exemplo, é necessário cumprir uma ordem de etapas, para que o trabalho seja concluído com sucesso e sem erros.

Na vida pessoal, no trabalho e em várias outras esferas a ideia é a mesma: encontrar o melhor caminho para realizar tudo em menos tempo, sem que isso signifique abrir mão da qualidade.

Por isso, é necessário saber priorizar e organizar. Ao seguir esses dois conceitos, a administração de tempo vai trazendo efeitos positivos, ajudando a colher resultados práticos e muito mais eficientes.

 

Como fazer a administração de tempo

 

Fazer a administração do seu tempo pode ser mais simples do que se imagina. Para tanto, é necessário empregar algumas dicas importantes, que vão fazer com que a sua organização seja muito mais produtiva. São elas:

  • Criar metas;
  • Listar tarefas diárias e priorizar o mais importante;
  • Fazer uma atividade por vez;
  • Evitar a procrastinação;
  • Organizar a casa e o ambiente de trabalho;
  • Fazer pausas;
  • Evitar as distrações e saber dizer não quando necessário.

Ao aplicar essas regras, é possível ter muito mais tempo e eficiência na rotina, o que vai garantir não apenas maior qualidade de vida, mas também mais tranquilidade.

 

1. Crie metas

 

Ter metas é fundamental. Assim como um projeto data center tem uma data estipulada para a sua entrega, saber o que você precisa fazer é essencial para se organizar.

Assim, em vez de simplesmente ir cumprindo as tarefas conforme a vontade surge, é preciso ter bem claro o que deve ser concluído de acordo com os seus objetivos.

Nesse sentido, é interessante criar metas de curto, de médio e de longo prazo, para que cada atividade do seu dia faça mais sentido e seja realizada conforme a necessidade.

 

2. Liste as suas tarefas

 

Listar as tarefas que você precisa cumprir no dia é importante. Isso ajuda não apenas a realizar tudo o que deve ser feito, como também a distribuí-las conforme os seus horários.

Se grande parte da sua manhã será resolvendo pendências na rua, é fundamental incluir um exame toxicológico demissional nesse período, o que vai evitar que você tenha que sair e voltar várias vezes para a sua casa.

Por isso, faça uma lista de tudo o que deve ser cumprido e dê prioridade para aquilo o que é mais urgente, de forma a conseguir otimizar o seu dia.

 

3. Faça uma atividade por vez

 

Muitas pessoas tentam ser mais produtivas realizando várias atividades ao mesmo tempo. Porém, esse pode ser um erro grave, principalmente porque fica difícil se concentrar em cada uma delas, o que atrapalha o rendimento e o tempo de conclusão.

Sendo assim, prefira sempre realizar uma atividade por vez, o que garante que você tenha maior qualidade nos resultados e que o tempo ideal para cada tarefa não se estenda mais do que o necessário.

 

4. Evite a procrastinação

 

Nem sempre queremos fazer algumas atividades, e se elas não são urgentes, acabam sendo deixadas para depois. No entanto, esse pode ser um problema que impactará na administração do seu tempo.

Nesse caso, é fundamental não procrastinar, principalmente quando você já se planejou para uma atividade. Por isso, faça a entrega de documentos, compareça à consulta médica e realize a troca do óleo do seu carro no dia marcado para isso.

 

5. Organize a sua casa e o seu ambiente de trabalho

 

Um dos pontos que interfere negativamente na eficiência da rotina é a organização. Manter a sua casa e o seu ambiente de trabalho devidamente alinhados é essencial para ter um melhor rendimento.

Por isso, a recomendação é retirar desses locais o máximo de objetos que não são úteis e que podem gerar bagunça. Dessa forma, perde-se menos tempo procurando aquilo o que se precisa, além de deixar esses ambientes mais agradáveis.

 

6. Faça pausas

 

Da mesma forma, saber descansar é de suma importância para qualquer pessoa, pois é só assim que se pode recarregar as energias e ordenar as ideias. Nesse caso, em um dia muito atribulado, é fundamental saber fazer uma pausa para retomar a ação com mais foco.

Além disso, é possível tornar até mesmo essas pausas mais interessantes. Se você sempre quis começar uma aula de piano iniciante, tente incluir esse hobbie entre as suas demandas diárias, de forma que seja possível encontrar um momento de paz na correria.

 

7. Evite distrações e saiba dizer não

 

Por fim, é muito comum que na nossa rotina surjam demandas extras que não são importantes, e quando são atendidas se tornam distrações, que acabam por atrasar outras necessidades.

Sendo assim, é fundamental evitar distrações e saber dizer não quando for necessário. Assim, você conseguirá cumprir os seus prazos para realizar um aluguel de endereço fiscal e cumprir com a sua agenda de trabalho, por exemplo.

Ao seguir esses conselhos, é possível ter melhores resultados na sua administração de tempo, o que vai render uma rotina mais tranquila e agradável.

 

As vantagens de uma gestão de tempo

 

Como não poderia deixar de ser, administrar o seu tempo vai trazer vantagens significativas para o seu dia a dia. Algumas delas podem ser:

  • Se tornar mais pontual e disciplinado;
  • Colher resultados mais rapidamente;
  • Conquistar mais confiança pessoal;
  • Atingir metas antes do previsto;
  • Se tornar mais produtivo;
  • Ter menos estresse.

Com uma gestão qualificada, é possível colher benefícios como os mencionados, que farão toda a diferença para a sua vida profissional e pessoal.

Por isso, não deixe de seguir os conselhos abordados neste conteúdo e desfrute de uma administração de tempo eficaz, otimizando as suas tarefas e a sua rotina de modo geral.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.