5 livros que vão transformar você e o seu negócio

Os melhores empreendedores são estrategistas. E saber elaborar uma estratégia matadora tem tudo a ver com o repertório que você constrói ao longo da sua jornada.

Esses 5 livros foram selecionados por mentores Endeavor e fazem parte do repertório de alguns dos empreendedores que mais crescem no Brasil.

Vamos a lista:

1: DE ZERO A UM: O QUE APRENDER SOBRE EMPREENDEDORISMO COM O VALE DO SILÍCIO

Nenhuma empresa que realmente vai mudar o futuro será inspirada nos sucessos que existem hoje. A verdade é que, em uma startup, ir de “0 a 1” é mais importante do que ir “de 1 a n”. Neste livro, Peter Thiel, cofundador do PayPal e um dos investidores mais influentes do mundo, o convida a deixar de lado fórmulas, modelos e benchmarks do que já foi criado para construir um negócio completamente original. Só assim chegamos cada dia mais perto do futuro que tanto desejamos.

2:  O LADO DIFÍCIL DAS SITUAÇÕES DIFÍCEIS

Neste livro, Ben Horowitz compartilha tudo o que aprendeu como CEO da Opsware, uma startup que enfrentou a bolha de internet dos anos 2000 até ser vendida para a HP posteriormente por US$ 1,6 bilhão de dólares. As ideias sintetizadas aqui são mais do que uma check list ou uma fórmula para lidar com os problemas; são uma mentoria de um empreendedor que já esteve em seu lugar.

3: GROW TO GREATNESS: SMART GROWTH FOR ENTREPRENEURIAL BUSINESS

O livro de Edward Hess é um roteiro para o crescimento inteligente, a partir de 5 P’s: Planejamento, Pessoas, Paixão, Priorização e Processos. Mas, antes

de qualquer planejamento, existe uma pergunta fundamental a ser feita: sua empresa quer se tornar um negócio de alto crescimento? Por trás dessa pergunta, existe uma outra que está implícita: você, como empreende- dor(a), está pronto(a) para crescer também?

4: O PODER DOS MODELOS REPLICÁVEIS

A necessidade de “reinvenção” tem sido o imperativa para a maioria das em- presas, preocupadas em se adaptar ao novo contexto de mudança de merca- do. Porém, nesse livro, Chris Zook e James Allen argumentam que os empre- endedores devem seguir o caminho contrário. Para criar modelos replicáveis e um negócio escalável, nas palavras dos próprios autores, uma empresa precisa aprender “a repetir e adaptar sucessos anteriores, sucessivas vezes, não raro durante décadas, em contextos de mudanças constantes”.

5: A MENTALIDADE DO FUNDADOR

Nesse livro, Chris Zook e James Allen apresentam o conceito de Mentalidade do Fundador, uma fonte-chave de vantagem competitiva para as organizações, por meio de uma missão clara e bem estabelecida, uma obsessão com a linha de frente e o sentimento bem disseminado de cabeça de dono. O grande desafio é manter a essência que o trouxe até aqui, conforme a em- presa vai crescendo e se tornando mais complexa, para que ela consiga avançar e continuar crescendo.